quarta-feira, 24 de junho de 2020

2º bimestre - 6º B - ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - PROFESSORA DEBORA - 24/06

BOM DIA !! BOA SEMANA!!

VAMOS TREINAR UM POUCO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO?

LER É BOM!!!  MELHORA O VOCABULÁRIO E OS CONHECIMENTOS.

O que são libélulas?

Você já deve ter visto uma libélula por aí… É um inseto até bem bonitinho. Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!
Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho. Os olhos são grandes, e têm dois pares de asas mais ou menos transparentes. Os delicados insetos podem ser azuis, amarelos, vermelhos, listrados, sem cor nenhuma ou muito coloridos.
Existem dois grandes grupos desse animal. Um é o Anisóptera. São os mais robustos, maiores, que costumam parar com as asas esticadas para o lado. Bem abertas!
E o outro se chama Zygoptera. As libélulas desse segundo grupo são menores, mais fininhas e esbeltas. E quando estão pousadas sobre alguma superfície, geralmente dobram as asas para trás, junto do corpo.
Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José, em Minas Gerais sua morada por causa de todos os brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes. Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água. Isso quando já são adultas! Antes, dependem mais ainda desses ambientes.

Luiza Lages. Fragmento de “Vida de libélula”.

Questões sobre o texto:

Questão 1 – Identifique a palavra-chave do texto:
(     ) “insetos”.
(     ) “libélulas”.
(     ) “grupos de libélulas”.

Questão 2 – Na passagem “É um inseto até bem bonitinho.”, a autora do texto:
(     ) cita um hábito da libélula.
(     ) expõe uma opinião sobre a libélula.
(     ) levanta uma hipótese sobre a libélula.

Questão 3 – A autora do texto descreve as libélulas no segmento:
(     ) “[...] vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos [...]”
(     ) “Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho.”
(     ) “[...] costumam parar com as asas esticadas para o lado.”

Questão 4 – Releia:

“[...] quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!”

O termo “e” exprime:
(     ) a soma de fatos sobre as libélulas.
(     ) o contraste de fatos sobre as libélulas.
(     ) a alternância de fatos sobre as libélulas.

Questão 5 – Segundo a autora do texto, há dois grandes grupos de libélulas. Identifique-os:
______________________________________________________________________________

Questão 6 – Sublinhe a seguir a expressão empregada para se referir às libélulas:

“Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José [...]”

Questão 7 – Em “[...] brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes.”, as vírgulas assinalam:
(     ) uma intercalação.
(     ) uma enumeração.
(     ) um deslocamento.

Questão 8 – No período “Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água.”, o trecho destacado indica:
(     ) a causa da fama das libélulas.
(     ) a finalidade da fama das libélulas.

(     ) a consequência da fama das libélulas.


BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...