sexta-feira, 26 de junho de 2020

6º ano A e B – Tecnologia - Informação midiática - CONSUMISMO


6º ano A e B – Tecnologia
Prof. Silvania

INFORMAÇÃO MIDIÁTICA
Consumo de produtos e serviços



A comunicação midiática mudou conforme as novas tecnologias e tornou-se crescente no mercado, influenciando o consumo de produtos e serviços.
Por conseguir rapidamente aproximar o cliente da marca, o mundo da moda e outros mercados aproveitaram esse canal para se comunicar com os clientes em tempo real. A influência das redes sociais na forma em que as pessoas se comunicam, se expressam e se exibem, acabam motivando ao processo de consumo. Até uma simples pesquisa sobre um produto ou serviço no Google e pronto, você será bombardeado com diversas ofertas baseadas na sua pesquisa.
Em conjunto, sistema capitalista faz do consumismo uma ferramenta na sedução do sujeito, levando-o a consumir produtos os quais por vezes não necessita.
Entre as ferramentas utilizadas pelo capitalismo encontra-se a mídia, a qual é responsável por gerar influência ativa no comportamento das pessoas, de modo que estas não necessitam mais pensar em comportamentos diários, os meios de massa impõem qual tipo de roupa deve ser usado, que comida e bebida devem ser consumidas, limitando assim as características subjetivas dos indivíduos, através dessas influências de moda quase que totalmente manipuladoras.
As consequências dessa valorização exagerada do consumismo imposto pela mídia, mostra uma sociedade movimentada pela satisfação imediata, a felicidade passageira e troca de relacionamentos por bens materiais.

Atividade

   A.  Qual é a finalidade de uma propaganda?
   B.  Quais os pontos positivos e negativos das propagandas?
   C.  Que razão leva alguém a fazer de tudo e gastar
   D.  Como é a característica de uma propaganda nas redes sociais como isso influencia na compra?
  E.  O que elas destacam e o que elas escondem?
  F.   Você já sentiu vontade de ter produtos que nem precisava? O que te levou a isso?
  G.  Pressão das mídias mostrando muitas opções de compra, de serviços, exposição de outras pessoas que já adquiriram produtos e são exemplos de avaliação positiva, felizes, satisfeitas com seus bens, inclusive os influenciadores digitais, podem transformar o consumismo numa doença para algumas pessoas? Explique
   H.  As mídias em nossas vidas: são informação ou manipulação?



Dúvidas e orientações das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:00hs



Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...