6º ano
A e B – Tecnologia
Prof.
Silvania
INFORMAÇÃO
MIDIÁTICA
Consumo
de produtos e serviços
A comunicação midiática mudou conforme as novas tecnologias
e tornou-se crescente no mercado, influenciando o consumo de produtos e
serviços.
Por conseguir rapidamente aproximar o cliente da marca, o
mundo da moda e outros mercados aproveitaram esse canal para se comunicar com
os clientes em tempo real. A influência das redes sociais na forma em que as
pessoas se comunicam, se expressam e se exibem, acabam motivando ao processo de
consumo. Até uma simples pesquisa sobre um produto ou serviço no Google e
pronto, você será bombardeado com diversas ofertas baseadas na sua pesquisa.
Em conjunto, sistema capitalista faz do consumismo uma
ferramenta na sedução do sujeito, levando-o a consumir produtos os quais por
vezes não necessita.
Entre as ferramentas utilizadas pelo capitalismo
encontra-se a mídia, a qual é responsável por gerar influência ativa no
comportamento das pessoas, de modo que estas não necessitam mais pensar em
comportamentos diários, os meios de massa impõem qual tipo de roupa deve ser
usado, que comida e bebida devem ser consumidas, limitando assim as
características subjetivas dos indivíduos, através dessas influências de moda
quase que totalmente manipuladoras.
As consequências dessa valorização exagerada do consumismo
imposto pela mídia, mostra uma sociedade movimentada pela satisfação imediata, a
felicidade passageira e troca de relacionamentos por bens materiais.
Atividade
A. Qual é
a finalidade de uma propaganda?
B. Quais
os pontos positivos e negativos das propagandas?
C. Que
razão leva alguém a fazer de tudo e gastar
D. Como é
a característica de uma propaganda nas redes sociais como isso influencia na
compra?
E. O que
elas destacam e o que elas escondem?
F. Você
já sentiu vontade de ter produtos que nem precisava? O que te levou a isso?
G. Pressão
das mídias mostrando muitas opções de compra, de serviços, exposição de outras
pessoas que já adquiriram produtos e são exemplos de avaliação positiva,
felizes, satisfeitas com seus bens, inclusive os influenciadores digitais,
podem transformar o consumismo numa doença para algumas pessoas? Explique
H. As
mídias em nossas vidas: são informação ou manipulação?
Dúvidas
e orientações das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:00hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário