26/06/2020- Língua Portuguesa- Prof: LILIAN MONTEIRO
6 ANO A e B
Bom dia.
A nossa Língua Portuguesa é muito rica e usamos as palavras no sentido
denotativo e conotativo.
Vamos relembrar!
Denotativo é quando usamos as palavras no sentido real, ou seja como
estão no dicionário.
Exemplo: Depois de jogar bola iremos fazer a lição.
Conotativo é quando usamos as palavras no sentido figurado.
Exemplo: Pedro comeu bola na prova de português.
Encontramos a linguagem conotativa em textos poéticos, letras de músicas, na
linguagem do dia a dia e entre outros.
De acordo com a nossa intenção mudamos o sentido original de uma palavra
que pode ter várias interpretações.
Certamente você deve ter se lembrando alguma palavra de sentido
conotativo.
Fazemos isso o tempo todo, usamos muito a linguagem conotativa no nosso
dia a dia.
Agora vamos identificar o sentido conotativo no gênero textual: Poema
Para relembrar!
As palavras ou expressões utilizadas nos poemas podem ter vários significados, ou seja, em geral esses textos empregam uma linguagem figurada (conotativa), sendo necessária a interpretação daquilo que querem expressar.
Poema: é um texto estruturado em versos.
Verso: corresponde a cada a linha do poema.
Estrofe: corresponde ao conjunto de versos.
Rimas: É quando ocorre no fim, ou no meio de um poema palavras que terminam com sons iguais ou semelhantes.
Leia e observe este poema
Posso dizer que
cantei
Aquilo que
observei
Tenho certeza
que dei
Aprovada a
relação
Tudo é tristeza
e amargura
Indigência e
desventura
Veja, leitor,
quanto é dura
A seca no
meu sertão.
Patativa do
Assaré
Nesse poema, Patativa do Assaré ordenou as letras
iniciais dos versos para formar uma palavra. Nesse caso, o próprio nome do
autor: Patativa. Esse recurso é chamado “acróstico”.
Agora crie um acróstico com o seu próprio nome.
Para compor os versos, fale de suas
características, do seu jeito de ser, das coisas que gostam.
1-Para te auxiliar complete as frases.
Eu sou _________________________________
Eu gosto muito quando____________________________
Fico triste
quando___________________________________
Meus amigos dizem que____________________________
Fico desanimado
quando____________________________________
Minha maior qualidade
é___________________________________
Às vezes eu
_____________________________________________
Sonho com_____________________________________
2- Crie um acróstico com o seu próprio nome.
3-Crie um acróstico com o nome de alguém que goste muito.
4- Pesquise alguns poemas e escolha algum que goste. Escreva uma estrofe
do poema no seu caderno. Grife as
palavras com sentido conotativo (figurado).
5- Produção de texto conforme os exemplos a seguir e as orientações abaixo:
Para relembrar!
As quadras são estrofes compostas por quatro versos. Elas nasceram com o
povo português na era medieval. Quadra é uma forma antiga e popular de
organizar os versos e é usada até hoje no Brasil. As crianças conhecem muitas
quadras populares, algumas como cantigas de roda.
Leia alguns exemplos de quadrinhas populares:
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido,
E a rosa despadaçada.
|
A Lua vem surgindo,
Redonda como um botão.
Usando como botão.
Usando meio de seda,
E sapatinho de algodão.
|
Lá em cima do morro
Tem um pé de abricó.
Quemquiser casar comigo,
Vai pedir para minha vó.
|
Você me mandou cantar
Pensando que eu não sabia, Pois sou que nem cigarra,
Canto sempre todo dia.
|
PRODUÇÃO ESCRITA
Você vai escrever cinco quadrinhas sobre o tema que
preferir.
Use a sua imaginação para criar um texto criativo.
Para produzir a quadrinha, siga as orientações a
seguir.
a- Pesquise algumas quadrinhas e faça a leitura.
b- Pense em alguns temas como: amizade, escola,
amor, paz, viagem, brincadeiras, sentimentos, família, animais.
c- Pense em palavras relacionadas ao tema escolhido
e que rimem.
d- Faça uma lista de palavras com relação ao tema
escolhido e escreva a sua quadrinha.
e-Faça a leitura para alguém da sua casa.
f- Escolha uma quadrinha produzida por você e me enviem o áudio da leitura por watsapp.
Bons estudos e Um ótimo final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário