9º ano
– Ciências
Hereditariedade
(3)
Gregor Mendel, a genética e a metodologia científica
Gregor Mendel
Assista
a aula do centro de mídias:
Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na
Morávia que ficou conhecido como o pai da genética.
Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações
valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão
celular e material genético.
Mendel foi capaz de
propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira
correta e até hoje aceita.
Seus pais eram agricultores, e Mendel não dispunha de
grande quantidade de dinheiro para investir em sua educação.
Para conseguir completar os estudos, foi enviado para o Monastério
de Brunn da ordem de Santo Agostinho. No monastério muitas atividades
científicas e educacionais eram realizadas, incluindo, por exemplo,
experimentos voltados ao cruzamento de plantas.
Naquela época o que chamamos de gene, Mendel denominou
fator.
Mendel realizou pesquisa científica, uma pesquisa centraliza
um problema e busca uma solução. A resposta que Gregor Mendel buscava, era como
uma determinada característica se transmitia de uma geração para a outra, por qual
mecanismo isso ocorria? E suas descobertas embasaram tudo o que conhecemos hoje
como genética.
Palavrinhas novas para compreendermos esse conteúdo:
Genótipo – constituição genética de um
organismo, o material que está dentro das células.
Fenótipo – Características externas
que podemos observar num organismo.
Expressar um gene – a característica
deixa de estar presente apenas no gene e passa a fazer parte da constituição
física do indivíduo, exemplo:
Um indivíduo recebeu genes dos pais para olhos castanho e
olhos azuis, em seu genótipo possui as duas informações, mas expressou a cor de
olhos castanha, sendo esse o fenótipo.
Importante: O fenótipo é resultado do genótipo mais a ação
do ambiente.
GP ou geração parental –
aquela que dá origem aos descendentes.
Filial 1 ou F1 -
primeira geração de descendentes
Filial 2 ou F2 - segunda
geração de descendentes
Alelo - Os genes encontram-se aos
pares, alelos são formas variadas de um mesmo gene.
Homozigotos - indivíduos que possuem
alelos iguais de um mesmo gene, carrega no genótipo, a mesma informação para
uma determinada característica vinda dos pais. Exemplo, pai e mãe de olhos
castanhos e ambos passam essa característica ao filho, o alelo vindo do pai
para cor de olhos é castanho e da mãe também.
Heterozigoto ou híbrido - indivíduos
que possuem alelos diferentes de um mesmo gene, carrega no genótipo, a informação
diferente para uma mesma característica vinda dos pais. Exemplo, pai olhos
azuis e mãe de olhos castanhos e, o alelo vindo do pai para cor de olhos é azul
e da mãe castanho.
Gene ou alelo recessivo – é aquele
que vai se expressar apenas quando estiver em dose dupla, ou seja, quando for
homozigoto (mesma informação do pai e da mãe)
Gene ou alelo dominante – é aquele
que vai se expressar de qualquer forma quando estiver em dose dupla ou dose
simples, ou seja, quando for heterozigoto (informação diferente do pai e da
mãe).
Representação dos genes
Utilizamos letras para representar os genes, a letra
utilizada é a da característica recessiva sendo minúscula para recessivo e
maiúscula para dominante.
·
Caso seja uma doença genética é utilizada a
primeira letra do nome da doença
Olhos azuis são recessivos, castanhos são dominantes, observe
a representação:
Olhos azuis – aa (homozigoto recessivo)
Olhos castanhos – AA (homozigoto dominante) ou Aa (heterozigoto).
Atividades:
1 - Realize os
exercícios das páginas 14, 15 e 16 do caderno do aluno.
2 - A pesquisa
científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem
do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua
finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método
científico. Responda a seguir com uma palavra.(conteúdo no vídeo)
a- Quando
procuramos respostas científicas para um determinado fenômeno que ainda não foi
estudado, qual o primeiro passo que devemos tomar numa pesquisa científica?
b- Quando
fazemos afirmações prévias, as quais podem ser verdadeiras ou não, para
explicar um determinado fenômeno, estamos elaborando o que?
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