quarta-feira, 15 de julho de 2020

9º ano – Ciências Hereditariedade (3) - Genética e a metodologia científica



9º ano – Ciências

Hereditariedade (3)

Gregor Mendel, a genética e a metodologia científica
Gregor Mendel


Assista a aula do centro de mídias:



Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da genética. Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão celular e material genético.

 Mendel foi capaz de propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira correta e até hoje aceita.
Seus pais eram agricultores, e Mendel não dispunha de grande quantidade de dinheiro para investir em sua educação.

Para conseguir completar os estudos, foi enviado para o Monastério de Brunn da ordem de Santo Agostinho. No monastério muitas atividades científicas e educacionais eram realizadas, incluindo, por exemplo, experimentos voltados ao cruzamento de plantas.

Naquela época o que chamamos de gene, Mendel denominou fator.
Mendel realizou pesquisa científica, uma pesquisa centraliza um problema e busca uma solução. A resposta que Gregor Mendel buscava, era como uma determinada característica se transmitia de uma geração para a outra, por qual mecanismo isso ocorria? E suas descobertas embasaram tudo o que conhecemos hoje como genética.


Palavrinhas novas para compreendermos esse conteúdo:

Genótipo – constituição genética de um organismo, o material que está dentro das células.
Fenótipo – Características externas que podemos observar num organismo.
Expressar um gene – a característica deixa de estar presente apenas no gene e passa a fazer parte da constituição física do indivíduo, exemplo:
Um indivíduo recebeu genes dos pais para olhos castanho e olhos azuis, em seu genótipo possui as duas informações, mas expressou a cor de olhos castanha, sendo esse o fenótipo.
Importante: O fenótipo é resultado do genótipo mais a ação do ambiente.
GP ou geração parental – aquela que dá origem aos descendentes.
Filial 1 ou F1 - primeira geração de descendentes
Filial 2 ou F2 - segunda geração de descendentes
Alelo - Os genes encontram-se aos pares, alelos são formas variadas de um mesmo gene.
Homozigotos - indivíduos que possuem alelos iguais de um mesmo gene, carrega no genótipo, a mesma informação para uma determinada característica vinda dos pais. Exemplo, pai e mãe de olhos castanhos e ambos passam essa característica ao filho, o alelo vindo do pai para cor de olhos é castanho e da mãe também.
Heterozigoto ou híbrido - indivíduos que possuem alelos diferentes de um mesmo gene, carrega no genótipo, a informação diferente para uma mesma característica vinda dos pais. Exemplo, pai olhos azuis e mãe de olhos castanhos e, o alelo vindo do pai para cor de olhos é azul e da mãe castanho.
Gene ou alelo recessivo – é aquele que vai se expressar apenas quando estiver em dose dupla, ou seja, quando for homozigoto (mesma informação do pai e da mãe)
Gene ou alelo dominante – é aquele que vai se expressar de qualquer forma quando estiver em dose dupla ou dose simples, ou seja, quando for heterozigoto (informação diferente do pai e da mãe).
Representação dos genes
Utilizamos letras para representar os genes, a letra utilizada é a da característica recessiva sendo minúscula para recessivo e maiúscula para dominante.
·        Caso seja uma doença genética é utilizada a primeira letra do nome da doença
Olhos azuis são recessivos, castanhos são dominantes, observe a representação:
Olhos azuis – aa (homozigoto recessivo)
Olhos castanhos – AA (homozigoto dominante) ou Aa (heterozigoto).


Atividades:

1 -  Realize os exercícios das páginas 14, 15 e 16 do caderno do aluno.


2 -  A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. Responda a seguir com uma palavra.(conteúdo no vídeo)

     a-  Quando procuramos respostas científicas para um determinado fenômeno que ainda não foi estudado, qual o primeiro passo que devemos tomar numa pesquisa científica?

     b-   Quando fazemos afirmações prévias, as quais podem ser verdadeiras ou não, para explicar um determinado fenômeno, estamos elaborando o que?






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