terça-feira, 11 de agosto de 2020

Atividade de Língua Portuguesa 8ºA B C Prof. Leandro

 

1)      Assinale nas orações abaixo, o núcleo do sujeito.

 

a)      Uma senhora piedosa chamou a atenção dos fiéis.

Resposta: senhora

b)      O velho dono do bar resolveu tomar uma atitude.

Resposta: velho

c)       Os anúncios de algumas casas comerciais contêm erros de ortografia.

Resposta: anúncios

2) Assinale o sujeito das orações e perceba, neste exercício, que o sujeito é o ser que pratica alguma ação.

 

a)      O noivo entrou na igreja. (ação de entrar na igreja) Resposta: noivo

b)      Os rios correm para o mar. (ação de correr para o mar) Resposta: rios

c)       As vacas pastam no campo. (ação de pastar no campo) Resposta: vacas

            3) Transforme as orações com sujeito agente em orações com sujeito paciente.

a) As ondas destruíram o navio.

Resposta: O navio foi destruído pelas ondas.

b) O mecânico consertou o carro.

Resposta: O carro foi consertado pelo mecânico.

c)O vento carregava as folhas.

Resposta: As folhas eram carregadas pelo vento.

4) Assinale o sujeito e observe que ele não pratica a ação. Aqui o sujeito é apenas o ser de quem declaramos algo

a) O lugar era calmo. Resposta: lugar

b)A igreja ficava numa colina. Resposta: igreja

c) Ela é bonita. Resposta: Ela

 1)      Assinale o sujeito e observe que ele não pratica a ação. Aqui o sujeito é apenas o ser de quem declaramos algo.

a)      O lugar era calmo. Resposta:

b)      A igreja ficava numa colina. Resposta:

c)       Ela é bonita. Resposta:

2)      Identifique o sujeito das orações.

a)      Nascemos para amar os outros.

Resposta: nós (sujeito oculto)

b)      Tenho que me apressar: o tempo urge.

Resposta: eu (sujeito oculto)

c)       É uma estreia penosa e feliz  cada livro meu.

Resposta: livro

d)      Comigo vieram as crianças.

Resposta: crianças

3)      Acrescente mais um núcleo à oração e  torne o sujeito composto.

a)      A rosa perfuma o ar (jasmim)

Resposta: A rosa e o jasmim perfumam o ar.

b)      Os jogadores comemoravam a vitória. (torcedores)

Resposta: Os jogadores e torcedores comemoravam a vitória.

c)       O café é uma riqueza nacional. (cana)

Resposta: O café e a cana são riquezas nacionais.

d)      Os livros transmitem cultura. (revistas)

Resposta: Os livros e revistas transmitem cultura.

4)      Neste exercício, torne o sujeito indeterminado. Para tanto, use o verbo na 3ª pessoa do singular (usando a partícula se) ou na 3ª pessoa do plural.

a)      Ele bateu na porta. (plural)

Resposta: Bateram na porta.

b)      Ele fala muito de política. (se)

Resposta: Fala-se muito de polícia.

c)       Ele roubou minha carteira. (plural)

Resposta: Roubaram minha carteira.

5)      Coloque as frases no plural, observando que o verbo haver, no sentido de existir, fica na forma singular, por se tratar de oração sem sujeito.

a)      Havia um jardim florido.

Resposta: Havia jardins floridos.

b)      Havia uma criança no terreiro.

Resposta: Havia crianças no terreiro.

6)      Copie, substituindo o verbo haver pelo verbo existir.

a)      Há professores no colégio. (objeto direto)

Resposta: Existem professores no colégio. (sujeito)

b)      Há flores no jardim.     

Resposta: Existem flores no jardim.

1)      Assinale o sujeito e observe que ele não pratica a ação. Aqui o sujeito é apenas o ser de quem declaramos algo.

a)      O lugar era calmo. Resposta:

b)      A igreja ficava numa colina. Resposta:

c)       Ela é bonita. Resposta:

2)      Identifique o sujeito das orações.

a)      Nascemos para amar os outros.

Resposta: nós (sujeito oculto)

b)      Tenho que me apressar: o tempo urge.

Resposta: eu (sujeito oculto)

c)       É uma estreia penosa e feliz  cada livro meu.

Resposta: livro

d)      Comigo vieram as crianças.

Resposta: crianças

3)      Acrescente mais um núcleo à oração e  torne o sujeito composto.

a)      A rosa perfuma o ar (jasmim)

Resposta: A rosa e o jasmim perfumam o ar.

b)      Os jogadores comemoravam a vitória. (torcedores)

Resposta: Os jogadores e torcedores comemoravam a vitória.

c)       O café é uma riqueza nacional. (cana)

Resposta: O café e a cana são riquezas nacionais.

d)      Os livros transmitem cultura. (revistas)

Resposta: Os livros e revistas transmitem cultura.

4)      Neste exercício, torne o sujeito indeterminado. Para tanto, use o verbo na 3ª pessoa do singular (usando a partícula se) ou na 3ª pessoa do plural.

a)      Ele bateu na porta. (plural)

Resposta: Bateram na porta.

b)      Ele fala muito de política. (se)

Resposta: Fala-se muito de polícia.

c)       Ele roubou minha carteira. (plural)

Resposta: Roubaram minha carteira.

5)      Coloque as frases no plural, observando que o verbo haver, no sentido de existir, fica na forma singular, por se tratar de oração sem sujeito.

a)      Havia um jardim florido.

Resposta: Havia jardins floridos.

b)      Havia uma criança no terreiro.

Resposta: Havia crianças no terreiro.

6)      Copie, substituindo o verbo haver pelo verbo existir.

a)      Há professores no colégio. (objeto direto)

Resposta: Existem professores no colégio. (sujeito)

b)      Há flores no jardim.     

Resposta: Existem flores no jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...