TEMA 1
A AULA DO DIA 09 DE JUNHO NO CENTRO DE MÍDIAS A PROFESSORA EXPLICOU SOBRE O CONCEITO DE VERBO E MODOS VERBAIS.
O QUE É VERBO? VEJA ABAIXO O CONCEITO E EXEMPLOS.
VERBO É UMA PALAVRA QUE EXPRIME AÇÃO, ESTADO, FATO OU FENÔMENO
AÇÃO: O MENINO CORREU PARA PEGAR O ÔNIBUS
ESTADO: COMO ESTAVAM VELHOS!!
FENÔMENO: NEVOU EM SÃO JOAQUIM.
VERBO É INDISPENSÁVEL NA ORGANIZAÇÃO DA ORAÇÃO.
AGORA QUE VOCÊ LEU SOBRE O SIGNIFICADO DE VERBO, VAMOS AO CONCEITO DE MODOS VERBAIS. UTILIZAMOS NO DIA A DIA, NO MOMENTO QUE "ACORDAMOS" E VAMOS "DORMIR", OBSERVE QUE AS PALAVRAS QUE COLOQUEI ENTRE ASPAS SÃO VERBOS.
MODOS VERBAIS
LEIA:
VOCÊS OBSERVARAM QUE TEMOS TRÊS MODOS VERBAIS?
INDICATIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO.
AGORA OBSERVE QUE CADA MODO TEM O SEU TEMPO VERBAL.
1.
2.
3.
AGORA QUE VOCÊS LERAM AS EXPLICAÇÕES SOBRE MODOS VERBAIS, LEIAM OS TEXTOS ABAIXO E COMPLETEM AS RESPOSTAS SOBRE O TEMA.
Leia:
A invenção
de Hugo Cabret (2011)
Hugo Cabret é um garoto órfão, que vive escondido nas
paredes de uma estação de trem, em Paris, na década de 1930. Ele aprendeu a
consertar pequenas engrenagens com o pai e tenta remontar o robô que ficou como
sua única herança. Para isso, usa peças roubadas de uma loja de brinquedos. A
aventura de Hugo é acompanhada por um mergulho na história do cinema, e,
especialmente, na do cineasta Georges Méliès, autor do clássico Viagem à lua,
filmado em 1902. O filme _______ direção do premiado Martin Scorsese. Se você
tiver curiosidade, também pode ler o livro que inspirou a versão para a telona,
escrito pelo autor norte-americano Brian Selznick, com tradução em português.
Alessandra Ribeiro. Revista “MINAS
FAZ CIÊNCIA”. 2016, p.47. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Escreva no caderno os verbos no presente neste
segmento do texto:
“Hugo Cabret é um garoto órfão, que
vive escondido nas paredes de uma estação de trem, em Paris, na década de
1930.”
Questão 2 – Os verbos no presente retirados do texto acima
compõem um segmento, em que a autora:
( ) apresenta o personagem Hugo Cabret.
( ) expõe uma opinião sobre o personagem Hugo
Cabret.
( ) levanta uma hipótese sobre o personagem Hugo
Cabret.
Questão 3 – No segundo período do texto, o verbo
no presente “tenta” refere-se ao sujeito:
( ) “Ele”.
( ) “o pai”.
( ) “o robô”.
Questão 4 – Na passagem “A aventura de Hugo é
acompanhada por um mergulho na história do cinema […]”, o verbo no presente
forma uma locução com:
( ) um infinitivo.
( ) um gerúndio.
( ) um particípio.
Questão 5 – Complete o espaço abaixo com “tem” ou
“têm”:
“O filme
direção do premiado Martin Scorsese.”
Leia:
Esquerda
ou direita?
Para os cientistas, o cérebro tem uma boa explicação
para essa escolha de esquerda ou direita. Se não houvesse uma preferência
automática, os dois lados do corpo seriam igualmente capazes e poderiam entrar
em disputa na hora de começar uma atividade qualquer, como andar, pegar um
alimento, jogar uma bola ou pegar um lápis para escrever.
Já imaginou ter que
perder tempo decidindo com que mão pegar uma fruta quando você está saindo
apressado e com fome para a escola?! A preferência automática por um dos lados
do corpo resolve esse problema. Ainda bem, né?!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 267. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão 1 – Na passagem “[...]
o cérebro tem uma boa explicação para essa escolha de esquerda ou direita.”, o
sujeito do verbo “tem” é:
( ) “o cérebro”.
( ) “uma boa explicação”.
( ) “essa escolha de esquerda
ou direita”.
Questão 2 – No trecho “Se não houvesse
uma preferência automática [...]”, o verbo grifado foi empregado no modo
subjuntivo para expressar:
( ) uma certeza.
( ) uma hipótese.
( ) uma recomendação.
Questão 3 – Sublinhe os verbos
que compõem este segmento do texto:
“[...] andar, pegar um alimento, jogar uma bola ou
pegar um lápis para escrever.”
Questão 4 – Os verbos
sublinhados na questão acima expressam:
( ) ações.
( ) estados.
( ) fenômenos da natureza.
Questão 5 – Na frase “Já
imaginou ter que perder tempo decidindo [...]”, a expressão verbal
destacada indica:
( ) um desejo.
( ) uma promessa.
( ) uma necessidade.
Leia:
Será
que já existiu vida em Marte?
Para obter pistas que ajudem a responder a essa
pergunta, em 2020, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançará a missão
Mars 2020, que aterrissará no planeta vermelho para coletar amostras.
A sonda será responsável por recolher rochas e partes
do solo marcianos e levá-los para a Terra, onde serão analisados por
especialistas em laboratórios. Segundo os cientistas, no passado, a região que
será explorada costumava ter características que favoreciam a existência de
seres microscópicos.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.
Questão 1 – Identifique a
frase em que há um verbo no futuro:
( ) “Será que já existiu vida
em Marte?”
( ) “Para obter pistas que
ajudem a responder a essa pergunta [...]”
( ) “[...] características que
favoreciam a existência de seres microscópicos.”
Questão 2 – No trecho “[...] a Agência Espacial Norte-Americana
(NASA) lançará a missão Mars 2020 [...]”, o verbo no futuro “lançará” indica:
( ) uma ação
( ) uma característica
Questão 3 – O verbo no futuro
“aterrissará” refere-se:
( ) à Agência Espacial
Norte-Americana (NASA).
( ) à missão Mars 2020.
( ) ao planeta vermelho.
Questão 4 – Em “[...] a região
que será explorada [...]”, o verbo no futuro forma uma locução com:
( ) um infinitivo
( ) um gerúndio
( ) um particípio
Questão 5 – Tendo em vista o
texto lido, aponte o verbo que preenche esta lacuna:
“Os especialistas ______________ rochas e
partes do solo marcianos em laboratórios.”
( ) “analisaram”
( ) “analisam”
( ) “analisarão”
Nenhum comentário:
Postar um comentário