terça-feira, 16 de junho de 2020

2°BIMESTRE - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 16-06

BOM DIA! BOA AULA!

NA AULA DE HOJE VAMOS ABORDAR SOBRE ESTE TEMA EXPLICADO PELAS PROFESSORAS NO CENTRO DE MÍDIAS NO DIA 12 DE JUNHO.

ENTREVISTA E ROTEIRO.

QUANDO ASSISTIMOS OU LEMOS UMA ENTREVISTA, SABEMOS QUE O REPÓRTER E/OU ENTREVISTADOR PESQUISOU SOBRE O ASSUNTO E FEZ UM ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA FAZER AO ENTREVISTADO.

ELAS INICIARAM A AULA NO CMSP COM 3 PERGUNTAS.

1.       O QUE É ENTREVISTA?
2.       O QUE É PESQUISA?
3.       O QUE É UM ROTEIRO?
4.       HÁ ALGUMA RELAÇÃO ENTRE OS TRÊS GÊNEROS?

VOCÊS PODEM REVER A AULA NO VÍDEO ABAIXO





LEIA ABAIXO UM TRECHO DA ENTREVISTA DA BANDA TEEN TOP PARA A REVISTA JAPONESA  HARU HANA EM 29/09/2011

TEXTO1

 
Os “jovens meninos” estão de volta
TEEN TOP
As promoções do seu primeiro mini-álbum, ROMAN, colocou o lado fofo desses meninos no centro de tudo, destacando a sua música animada e dançante. Eles também exibiram uma imagem teaser que chocou a todos, posando com roupas íntimas e sapatos de salto alto!
Niel: Isso foi realmente embaraçoso, mas nos fez sentir livres também. Eu acho que poderia ser a próxima moda do verão! (risos)
ChunJi: Foi muito interessante e divertido, e (os saltos altos) foram surpreendentemente muito divertidos!
L.Joe: Sim, quase que seria bom usá-los o tempo todo (risos)
ChangJo: Nós os colocamos, mas não conseguimos fotografar. Talvez nossas pernas ficaram muito longas e parecia estranho (risos)
A letra da faixa-principal, “No More Perfume On You”, também se tornou um tema quente, descrevendo um jovem que está apaixonado por uma mulher mais velha. E se vocês fossem realmente apaixonados por uma noona?
C.A.P: Eu queria fazer tudo por ela, e se tornar um cara que ela pudesse confiar.
ChangJo: Eu gostaria de sair com ela e comemorar o seu aniversário.
Niel: Eu sou muito tímido, então eu acho que uma noona para cuidar de mim seria bom.
Entre os membros, que é o mais mimado? ChunJi: Por ele ser tãoi bonito, tem que ser o Ricky.
C.A.P: Mesmo que ele seja realmente malicioso e há momentos em que você quer bater nele (risos)
Ricky: Sim, eu acho que sou eu, também! (risos)
A letra de “No More Perfume On You” fala sobre vocês estarem atraídos pelo cheiro do perfume, mas na realidade, que tipo de aroma feminino atrai vocês? L.Joe: Eu acho que um ar natural é bom.
Ricky: O cheiro de sabonete e tal.
ChunJi: Ou shampoo. Eu gosto de aromas naturais.
Neste verão, o fã-clube japonês foi lançado. O que vocês gostariam de tentar fazer com o novo fã-clube? Ricky: Eu gostaria de fazer um show impressionante, que não possa ser visto em qualquer outro lugar!
ChangJo: Eu gostaria de se apresentar com roupas atraentes.
ChunJi: Seria bom se pudéssemos criar nossas próprias roupas, não é?
L.Joe: E depois fazer uma performance sensacional.
C.A.P: Nosso sonho é fazer uma apresentação impressionante em um palco japonês que só o TEEN TOP poderia fazer!
Nos conte um segredo sobre você ou sobre outro membro. C.A.P: Às vezes eu converso comigo mesmo!
Ricky: Eu acho que eu poderia ser um gênio!
ChangJo: Às vezes, L.Joe fala enquanto dorme.
ChunJi: É um segredo.
L.Joe: Niel está atravessando a puberdade agora. (risos)
Quando vocês visitaram o Japão, o que mais deixou uma impressão em vocês? C.A.P: Os snacks de arroz são deliciosos.
Ricky: O iogurte e delicioso.
ChangJo: Os snacks de arroz são realmente deliciosos!
Niel: A snacks de arroz são extremamente deliciosos. Além disso, o iogurte de Niigata é delicioso.
ChunJi: Os produtos em Niigata são tão deliciosos, que eu jamais irei esquecê-los.
L.Joe: A snacks de arroz foram realmente inesquecíveis, são deliciosos. (risos)
O que você quer pensam em fazer no futuro? C.A.P: Eu gostaria de tentar fazer letras de músicas e depois algum outro tipo de escrita.
Ricky: Eu quero tentar atuar.
ChangJo: Eu gostaria de tentar fazer um musical como o T.O.P do Big Bang, e também composições.
Niel: Eu gostaria de me tornar mais profissional e dar aos fãs um melhor desempenho no palco.
ChunJi: Musicais, trabalho solo, atuar.
L.Joe: Compositor e ator. (...)

TEXTO 2
ENTREVISTA - JORNAL NEXO - 01/06/2020

(...) Com a covid-19, a disputa se repete. Nesta entrevista concedida ao Nexo na terça-feira (26) por escrito, Jorge Bermudez, que é chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Fiocruz, além de colaborador da OMS (Organização Mundial da Saúde), defende a aprovação pelo Congresso do Projeto de Lei 1462/2020, apresentado por grupos de esquerda, com apoio de organizações da sociedade civil, como os MSF (Médicos Sem Fronteiras).

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2020/06/01/A-quebra-de-patente-como-acesso-%C3%A0-cura-da-covid-19
© 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

LEIA UMA PERGUNTA FEITA PELO JORNAL AO ENTREVISTADO JORGE BERMUDEZ.

Como a quebra de patente afeta o lucro das empresas privadas que investem em pesquisa?

JORGE BERMUDEZ Não há efeito negativo para as empresas privadas detentoras de patentes, que investem em pesquisa, e cujos produtos viram objeto de licença compulsória, porque essas empresas recebem “royalties” sobre as vendas de seus produtos. Esses “royalties” são fixados pelos respectivos governos que fazem uso desses medicamentos.

Duas observações são importantes. A primeira é que, durante a vigência dos monopólios conferidos pelas patentes, as empresas fixam seus preços e não têm nenhuma concorrência. Os preços, muitas vezes, são fixados de maneira arbitrária e são frequentemente abusivos. Então, as companhias recuperam em pouco tempo o valor dos investimentos que elas alegam terem feito nas pesquisas. E, além disso, sabemos que muitas vezes essas empresas recebem recursos públicos ou adquirem tecnologias que foram desenvolvidas originalmente em universidades públicas ou outras instituições de pesquisa.

A recuperação do valor investido acontece em poucos anos, e esses são valores estimados em bilhões de dólares. Temos exemplos recentes de valores excessivamente altos, que tiveram que ser corrigidos, gerando até demandas judiciais. (...)

TEXTO 3

ASSISTA A ENTREVISTA DE MARÍLIA GABRIELA COM MANU GAVASSI :






APÓS A LEITURA DAS ENTREVISTAS E ASSISTIR AO VÍDEO, RESPONDA:

1. QUAL É ASSUNTO ABORDADO EM CADA ENTREVISTA?

2.  OS TEXTOS SÃO ASSINADOS POR UM JORNALISTA OU UMA INSTITUIÇÃO JORNALÍSTICA?

3. FOI ESCRITO / GRAVADO PARA QUE PÚBLICO?

4. QUAL A FINALIDADE DE CADA ENTREVISTA?

5. AS INFORMAÇÕES PARECEM CONFIÁVEIS? POR QUE?

6. A LINGUAGEM É FORMAL OU INFORMAL? EXPLIQUE.

7. QUEM SÃO OS ENTREVISTADOS?

8. FAÇA UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA SOBRE O COVID-19.

BONS ESTUDOS!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...