quinta-feira, 18 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO A e B PROF. LILIAN MONTEIRO

18/06/2020- LÍNGUA PORTUGUESA- 6 ANO A e B
PROFESSORA: LILIAN MONTEIRO

BOA TARDE.
ORGANIZEM O CADERNO POR DATA E LEIAM AS ORIENTAÇÕES.
COPIEM NO CADERNO A DATA, PROFESSOR, TÍTULO, QUESTÕES E INFORMAÇÕES DAS ATIVIDADES QUE VOCÊ ESTÁ REALIZANDO. 
DESDE JÁ AGRADEÇO E BONS ESTUDOS.

COPIAR NO CADERNO
TEMA DA AULA: VERBOS E LOCUÇÃO VERBAL

São grupos de palavras formados por dois verbos que equivalem a uma forma verbal simples. As locuções Verbais são formadas por 1 verbo principal e 1 verbo auxiliar.
Exemplo:
Auxiliar
Principal
Vou
Ter
Vamos
Brincar
Está
Chovendo
Tinha
Caído


OBSERVE A FRASE A SEGUIR:

Eu preciso brincar, pois já terminei todas as minhas tarefas.


Nela, há dois verbos que se encontram, juntinhos: o verbo precisar e o verbo brincar.


Trata-se de uma situação muito comum no nosso dia a dia, quando utilizamos a linguagem verbal para se comunicar através da fala ou a da escrita utilizamos muito esse recurso que é denominado LOCUÇÃO VERBAL.
Que nada mais é do que a união de dois verbos, formada por um verbo auxiliar, que no caso do nosso exemplo é o verbo “preciso” e o verbo ``brincar´´.

Agora veja alguns exemplos:

Tenho de ajudar minha mãe nas tarefas da casa.

Meu cãozinho é amado por todos da família.

Quando cheguei, o professor ia saindo.

Vamos viajar nestas férias.

No céu, as estrelas pareciam brilhar como nunca.

Quando meus amigos foram embora, continuei jogando.


AGORA ESCREVA E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. 


1) Escreva com suas palavras se você entendeu o que é locução verbal. Se teve auxílio de alguém da sua casa.

2) De acordo com os exemplos.
Identifique na linguagem verbal ou seja na linguagem falada ou escrita alguns exemplos de locução verbal. Cite no mínimo 5 exemplos.

3) Identifique as locuções verbais e  reescreva-as utilizando apenas um verbo.


a) Vou estudar bastante hoje. 

b) Meu cãozinho é amado por todos da família. 

c) Tenho de ajudar minha mãe nas tarefas da casa.

d) Quando cheguei, o professor ia saindo. 

e) Vamos viajar nestas férias. 

f)No céu, as estrelas pareciam brilhar como nunca. 

g) Ia caminhando sozinho quando avistei você. 


h)Quando meus amigos foram embora, continue jogando.


BONS ESTUDOS.








Um comentário:

  1. professora teria como vc me passar o seu email?Meu celular quebrou e nao tenho como mandar as licoes

    ResponderExcluir

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...