quarta-feira, 15 de julho de 2020

2º BIMESTRE - 6° B - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - PROFESSORA DEBORA - 15/07

6° B – ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS.

TODOS BEM?

EU ENTENDO QUE NÃO ESTÁ FÁCIL ESTUDAR EM CASA, MAS TODO ESFORÇO É VÁLIDO.

ESTA AULA TEM A FINALIDADE DE NIVELAR E REVER HABILIDADES FRÁGEIS ( LEITURA, INTERPRETAÇÃO, GRAMÁTICA E MAIS)

A AULA DE HOJE EU VOU POSTAR AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DO MÊS DE JUNHO.

TEM ALGUMA DÚVIDA NA CORREÇÃO??? CHAME NO WHATS.

08/06 - MÚSICA

Dias Melhores
Jota Quest

Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!

Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!

Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre (pra sempre!)

QUESTÕES

1.        PESSOAL - REFLEXÃO
2.      PESSOAL - REFLEXÃO
3.      DIAS ALEGRES, FELIZES, AMOROSOS.
4.      PAZ
5.      Significado de Amor - substantivo masculino
Sentimento afetivo que faz com que uma pessoa queira o bem de outra. Sentimento de afeição intensa que leva alguém a querer o que, segundo ela, é bonito, digno, esplendoroso. Sentimento afetivo; afeição viva por; afeto: o amor a Deus, ao próximo. Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia. Pessoa amada: coragem, meu amor! Sentimento apaixonado por outra pessoa: sinto amor por você. Pessoa muito querida, agradável, com quem se quer estar: minha professora é um amor! Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial. Gosto vivo por alguma coisa: amor pelas artes. Sentimento de adoração em relação a algo específico (real ou abstrato); esse ideal de adoração: amor à pátria; seu amor é o futebol. Excesso de zelo e dedicação: trabalhar com amor.[Mitologia] Designação do Cupido, deus romano do amor.[Religião] Sentimento de devoção direcionado a alguém ou ente abstrato; devoção, adoração: amor aos preceitos da Igreja.
FONTE: DICIOONLINE.COM.BR


10/06 – RESUMO- NOTÍCIA

A MEDICINA ESTÁ REALMENTE PREPARADA PARA UMA NOVA PANDEMIA?
A população de forma geral tem encarado a epidemia de duas formas: negação quanto à capacidade patogênica do vírus e pânico.(...)

NOTÍCIA SOBRE COVID
1.Escreva as palavras-chave na notícia. PANDEMIA, FAKE NEWS, VÍRUS, CORONAVÍRUS.
2. Faça uma síntese ou pequeno texto com as partes importantes do texto. PESSOAL
3. Qual é a manchete? COVID-19 – O novo coronavírus no mundo | Colunistas

4. Quem escreveu a notícia? FELIPE VANDERLEY NOGUEIRA

15/06 – FICHA DE LEITURA

NOME DO AUTOR- RUTH ROCHA
TÍTULO: A MENINA QUE NÃO ERA MALUQUINHA E OUTRAS HISTÓRIAS
TEMA: A MENINA NÃO ERA MALUCA
EDIÇÃO: NÃO TEM
ILUSTRAÇÃO: MARIANA MASSARANI
PELA CAPA VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O LIVRO? EXPLIQUE.
PESSOAL

NOME DO AUTOR – PAULO NADER
TÍTULO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO
TEMA: DIREITO
EDIÇÃO: 38ª EDIÇÃO
ILUSTRAÇÃO: NÃO TEM
PELA CAPA VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O LIVRO? EXPLIQUE.
ESTE LIVRO É DIRECIONADO À ESTUDANTES DE DIREITO.

NOME DO AUTOR – LEWIS CARROL
TÍTULO: ALICE
TEMA: AVENTURAS DE ALICE E ATRAVÉS DO ESPELHO
EDIÇÃO: COMENTADA E ILUSTRADA
ILUSTRAÇÃO: JOHN TENIEL
PELA CAPA VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O LIVRO? EXPLIQUE.
PESSOAL

NOME DO AUTOR – ÁLVARO MAGALHÃES
TÍTULO: O LIMPA-PALAVRAS E OUTROS POEMAS
TEMA: PESSOAL
EDIÇÃO: NÃO TEM NA CAPA
ILUSTRAÇÃO: DANUTA
PELA CAPA VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O LIVRO? EXPLIQUE.
PESSOAL                


17/06 – VERBETE E PALAVRAS-CHAVE

A NATUREZA TRANSFORMADA

Na natureza ocorrem diversos tipos de transformações químicas, dentre elas a dos alimentos. (...) Quando deixamos um alimento em ambiente aberto por vários dias, percebemos uma mudança gradativa de cor, cheiro e sabor, descrevendo-os como “estragados”. O cozimento e a digestão dos alimentos e as queimadas que observamos nas florestas e matas também são exemplos de transformações químicas que ocorrem com a matéria. Essas transformações caracterizam-se pela mudança na constituição do material, ou seja, pela alteração da composição química das substâncias iniciais, que se transformam em outras. Há outro tipo de transformação na natureza que não altera a constituição dos materiais: as transformações físicas. Algumas transformações físicas são consideradas reversíveis, ou seja, podem ser desfeitas – por exemplo, o gelo ao passar do estado sólido para o líquido, processo comum de derretimento. Porém, há transformações físicas irreversíveis, como quando amassamos uma folha de papel.
(Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola)

1. RETIRE DO TEXTO AS PALAVRAS-CHAVE.
NATUREZA, TRANSFORMAÇÕES, ESTRAGADOS, FLORESTA.

2. RETIRE DO TEXTO 5 PALAVRAS (VERBETES)  E PROCURE NO DICIONÁRIO O SEU SIGNIFICADO. –
PESSOAL – PALAVRAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER O SIGNIFICADO.


22/06 – BIOGRAFIA E PROJETO DE VIDA

O que vocês acham que vocês têm em comum? ELA ESTUDOU NA ESCOLA CARLOS PASQUALE.

1.     PESQUISE A BIOGRAFIA DE UM ESCRITOR QUE VOCÊ SE IDENTIFICA.
PESSOAL

2. ESCREVA UMA BIOGRAFIA DE SUA MÃE OU PAI, AVÓS, UM AMIGO.
PESSOAL

3. ESCREVA UM BILHETE PARA A PÂMELA EXPLICANDO O QUE VOCÊ ACHOU DA SUA BIOGRAFIA. 
PESSOAL

4. FAÇA UMA FICHA DE LEITURA DO LIVRO.

NOME DO AUTOR – Pâmela Beatriz Guimarães da Silva                 
TÍTULO:A POESIA NA ESSÊNCIA DA ALMA
TEMA: POESIAS
EDIÇÃO: NÃO TEM NA CAPAMAS É A 1ª
ILUSTRAÇÃO: NÃO TEM
PELA CAPA VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O LIVRO? EXPLIQUE.
PESSOAL

24/06 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO

O que são libélulas?

Você já deve ter visto uma libélula por aí… É um inseto até bem bonitinho. Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água! (...)

Questão 1 – Identifique a palavra-chave do texto:
( ) “insetos”. ( x ) “libélulas”. ( ) “grupos de libélulas”.
Questão 2 – Na passagem “É um inseto até bem bonitinho.”, a autora do texto: ( ) cita um hábito da libélula. ( x ) expõe uma opinião sobre a libélula. ( ) levanta uma hipótese sobre a libélula.
Questão 3 – A autora do texto descreve as libélulas no segmento: ( ) “[...] vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos [...]” ( x ) “Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho.” ( ) “[...] costumam parar com as asas esticadas para o lado.” Questão 4 – Releia: “[...] quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!” O termo “e” exprime: ( x ) a soma de fatos sobre as libélulas. ( ) o contraste de fatos sobre as libélulas. ( ) a alternância de fatos sobre as libélulas.
Questão 5 – Segundo a autora do texto, há dois grandes grupos de libélulas. Identifique-os: Anisóptera e Zygoptera são dois grandes grupos de libélulas.
Questão 6 – Sublinhe a seguir a expressão empregada para se referir às libélulas: “Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José [...]”
Questão 7 – Em “[...] brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes.”, as vírgulas assinalam: ( ) uma intercalação. ( x ) uma enumeração. ( ) um deslocamento.
 Questão 8 – No período “Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água.”, o trecho destacado indica: ( x ) a causa da fama das libélulas. ( ) a finalidade da fama das libélulas. ( ) a consequência da fama das libélulas.

29/06 – CLASSE DE PALAVRAS

Questão 1
Assinale a única alternativa em que todas as palavras são oxítonas:
a) material – barro – sólida
b) café – poderoso – pedra
c) até – capital – urubu
d) grafite – após – aliança
e) étnicas – anéis – chapéu

Questão 2
Classifique as palavras de acordo com o acento tônico:
a) habitante- PAROXÍTONA
b) principal OXÍTONA
c) felicíssimo PROPAROXÍTONA
d) farmacêutico PROPAROXÍTONA
e) judô OXÍTONA
f) cola PAROXÍTONA

Questão 3
 Em qual das opções todas as palavras são oxítonas?
a) Luto / nó / terás.
b) Nobel / sutil / casa.
c) Calor / também / herói.  OBSERVE O FORTE DAS PALAVRAS
d) Carga / suor / pé.
e) Perceber / percebe / perceberá.

Questão 4
Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras tãoesquetico e funil são, respectivamente:
a) Proparoxítona – oxítona – paroxítona.
b) Oxítona –paroxítona – proparoxítona.
c) Paroxítona – proparoxítona – oxítona.
d) Paroxítona – oxítona – proparoxítona


BONS ESTUDOS!





                                























Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...