segunda-feira, 20 de julho de 2020

2° BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 20/07

BOM DIA! BOA SEMANA!

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DE JUNHO

NA AULA DE HOJE SERÁ SOMENTE CORREÇÃO E DÚVIDAS, NO FINAL TEM UMA ATIVIDADE NO CADERNO.
ALUNOS DO 6 ° C
OBSERVE AS CORREÇÕES E QUALQUER DÚVIDA EU ESTOU NO WHATS PARA RESPONDÊ-LAS.

8 DE JUNHO
GÊNERO MÚSICA ( LETRA)
 Explicite as consequências desses outros fatos tirados da música:

EXEMPLOS PESSOAIS
° Fogueira sem brasa: NÃO SE CONSEGUE FAZER UMA FOGUEIRA SEM BRASA
° Futebol sem bola: A BOLA É O INSTRUMENTO PARA O JOGO

Encontre elementos, coisas ou objetos que completem as palavras
abaixo:
Suco sem AÇÚCAR
Amizade sem  ABRAÇOS

 Nem sempre a falta de algum elemento gera consequências negativas. Termine as frases abaixo, colocando complementos que trazem consequências positivas.

Vida sem ESCOLA
Amor sem CARIDADE

Faça um desenho que represente a maneira como o eu lírico da canção se sente.

PESSOAL

5.A partir da lista feita na atividade 3, faça um rap explorando o lado bom da falta.

PESSOAL

6. Já pensou o que seria do professor sem os alunos e dos alunos sem o professor?

NÃO TERIA ESCOLA

O que seria do médico sem os pacientes, o que seria do vendedor sem compradores? Imagine uma dessas situações e escreva o que aconteceria.

AS PESSOAS DOENTES MORRERIAM MAIS DEPRESSA

7. Pense em alguém que te faz ou faria falta. Pense na sua vida sem essa pessoa. Escreva uma carta ou bilhete dizendo a essa pessoa como seria sua vida sem ela.

PESSOAL


12 DE JUNHO

VERBO

A invenção de Hugo Cabret (2011)

Questão 1 – Grife os verbos no presente neste segmento do texto:

“Hugo Cabret é um garoto órfão, que vive escondido nas paredes de uma estação de trem, em Paris, na década de 1930.”

 Questão 2 – Os verbos no presente grifados acima compõem um segmento, em que a autora: ( x ) apresenta o personagem Hugo Cabret

 ( ) expõe uma opinião sobre o personagem Hugo Cabret.
 ( ) levanta uma hipótese sobre o personagem Hugo Cabret.

Questão 3 – No segundo período do texto, o verbo no presente “tenta” refere-se ao sujeito
: ( x ) “Ele”. ( ) “o pai”. ( ) “o robô”.

Questão 4 – Na passagem “A aventura de Hugo é acompanhada por um mergulho na história do cinema [...]”, o verbo no presente forma uma locução com: ( ) um infinitivo. ( ) um gerúndio. ( x ) um particípio.

Questão 5 – Complete o espaço abaixo com “tem” ou “têm”: “O filme tem direção do premiado Martin Scorsese

DIREITA OU ESQUERDA
Questão 1 – Na passagem “[...] o cérebro tem uma boa explicação para essa escolha de esquerda ou direita.”, o sujeito do verbo “tem” é: ( x ) “o cérebro”. ( ) “uma boa explicação”. ( ) “essa escolha de esquerda ou direita”.

Questão 2 – No trecho “Se não houvesse uma preferência automática [...]”, o verbo grifado foi empregado no modo subjuntivo para expressar: ( ) uma certeza. ( x ) uma hipótese. ( ) uma recomendação.

Questão 3 – Sublinhe os verbos que compõem este segmento do texto: “[...] andar, pegar um alimento, jogar uma bola ou pegar um lápis para escrever.”

 Questão 4 – Os verbos sublinhados na questão acima expressam: ( x ) ações. ( ) estados. ( ) fenômenos da natureza.

Questão 5 – Na frase “Já imaginou ter que perder tempo decidindo [...]”, a expressão verbal destacada indica: ( ) um desejo. ( ) uma promessa. ( x ) uma necessidade.

Será que já existiu vida em Marte?

Questão 1 – Identifique a frase em que há um verbo no futuro: ( x ) “Será que já existiu vida em Marte?” ( ) “Para obter pistas que ajudem a responder a essa pergunta [...]” ( ) “[...] características que favoreciam a existência de seres microscópicos.”

Questão 2 – No trecho “[...] a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançará a missão Mars 2020 [...]”, o verbo no futuro “lançará” indica: ( x ) uma ação ( ) um estado ( ) uma característica

Questão 3 – O verbo no futuro “aterrissará” refere-se: ( ) à Agência Espacial Norte-Americana (NASA). ( x ) à missão Mars 2020. ( ) ao planeta vermelho.

Questão 4 – Em “[...] a região que será explorada [...]”, o verbo no futuro forma uma locução com: ( ) um infinitivo ( ) um gerúndio ( x ) um particípio

Questão 5 – Tendo em vista o texto lido, aponte o verbo que preenche esta lacuna: “Os especialistas ______________ rochas e partes do solo marcianos em laboratórios.” ( ) “analisaram” ( ) “analisam” ( x ) “analisarão”

15 DE JUNHO

NOTÍCIAS

LIVRO SINGULAR
PÁG. 94 / 95
1 O PRIMEIRO CARTUM APRESENTA LINGUAGEM NÃO VERBAL; CRÍTICA AO COMPORTAMENTO DOS INTERNAUTAS EM TEMPOS DE REDE SOCIAL, DIVULGAR FAKENEWS. METÁFORA VISUAL DO HOMEM NA POSIÇÃO DE UM ANIMALSENDO CONDUZIDO PELA TELEVISÃO.
2. PRIMEIRO CRITICA A INFLUENCIA DA MÍDIA SOBRE OS TELESPECTADORES E O SEGUNDO CRITICA OS JORNAIS SENSACIONALISTAS
O TERCEIRO CRITICA A DISSEMINAÇÃO DAS NOTÍCIAS FALSAS.

3. POR MEIO INUSIATADO DE IMAGENS E TEXTO, QUEBRANDSO EXPECTATIVAS DO LEITOR.

4. RESPOSTA PESSOAL.

PESQUISAR FONTES CONFIÁVEIS

5. PESQUISE UMA FAKE NEWS, ESCREVA A MANCHETE E QUEM FOI O PREJUDICADO?   PESSOAL

6
A.     QUAL É O NOME DO JORNAL – FOLHA DE SÃO PAULO
B. QUAL A DATA DA IMPRESSÃO- PUBLICAÇÃO? 15 DE JUNHO
C. QUAIS SÃO AS MANCHETES?

 SEM AUXILIO, SETE MILHÕES CORREM RISCO DE POBREZA
HOSPITAIS DE SÃO PAULO SE ADAPTAM PARA “NOVO NORMAL”
E OUTRAS

D. O QUE REPRESENTAM ESTAS IMAGENS?
PROTESTOS CONTRA E A FAVOR DE BOLSONARO
ISOLAMENTO EM MÚLTIPLA EXPOSIÇÃO

18 DE JUNHO

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL – BIOGRAFIA

RESPOSTAS PESSOAIS

O que vocês acham que vocês têm em comum?
Será que ela foi uma sonhadora para realizar um Projeto de vida?
Ela precisou de autoconfiança, organização, ser positiva para realizar o seu projeto?
Precisou estudar, se inspirar e amor para realizar seu sonho?

1.     PESQUISE A BIOGRAFIA DE SANTOS DUMONT OU UM ESCRITOR QUE VOCÊ SE IDENTIFICA.
PESSOAL

2. ESCREVA UMA BIOGRAFIA DE SUA MÃE OU PAI, AVÓS, UM AMIGO.

PESSOAL

3. ESCREVA UM BILHETE PARA A PÂMELA EXPLICANDO O QUE VOCÊ ACHOU DA SUA BIOGRAFIA. 

PESSOAL

19 DE JUNHO

VERBOS
                             
A CHUVA – POEMA

CAIU, MOLHOU, LAVOU, CORRE, APARECE, OLHA, SORRI, ADORMECE.

ESCREVE, DIRIGE, VARRE, COZINHA, PINTA CORRE, ENSINA, DANÇA, TOCA.

FIXAÇÃO DE VERBOS

EXERCÍCIO 1
PULAR, GRITAR, APERTAR, BATER, RECEITAR, AVISAR, RIR, ATIRAR, ESPIRRAR, CORTAR.

EXERCÍCIO 2
A.    CANTAM
B.    SAIU
C.    CORREM
D.   AMANHECEU
E.     FALA

EXERCÍCIO 3
A.    ELAS BRINCAM
B.    NÓS VAMOS PASSEAR
C.    ELE CORRE MUITO
D.   ELA CHORA NCANSAVELMENTE
E.     ELES SÃO AMIGOS

EXERCÍCIO 4

PEGÁ-LA, COMÊ-LO, ASSÁ-LO, PESCÁ-LO, QUEBRÁ-LA, OLHÁ-LAS

EXERCÍCIO 5

EU, ELA, NÓS, ELES/ELAS

EXERCÍCIO  6
EXEMPLOS DE COMO VOCÊ PODERIA RESPONDER.
A.    PASSADO
B.    2° PESSOA DO SINGULAR
C.    FUTURO
D.   2ª PESSOA DO PLURAL
E.     NÓS (SUJEITO OCULTO)
F.     FUTURO
G.   PRESENTE
H.   1° PESSOA DO SINGULAR
I.       ELES COMEMORAM
J.      PASSADO


22 DE JUNHO

1.    Quais as formas verbais em destaque parecem não estar conjugadas?

SABER, COMUNICAR, COMPRAR

2.    A forma verbal entrando expressa uma ação em continuidade ou um modo de agir? Explique.

PENSANDO

PESSOAL – PARECE QUE ESTÁ EM MOVIMENTO;


3.    As formas verbais fechado e montado têm a função de caracterizar objeto ou de uma ação finalizada?

AÇÃO FINALIZADA.

Imagine-se ENTRANDO numa loja para COMPRAR um… um… como é mesmo o nome? Explique.

1.    O que é preciso observar para identificar a forma nominal entrando em sua função de verbo?

               PESSOAL – VOCÊ DEVE EXPRESSAR O QUE ENTENDEU.

gerúndio caracteriza-se pela terminação -ndo. Ele não se flexiona e pode exercer o papel de advérbio e de adjetivo.

2.    O termo comprar tem a função de verbo ou substantivo? Explique.

PESSOAL – VOCÊ DEVE EXPLICAR O QUE VOCÊ ENTENDEU.

São chamadas de nominais do verbo pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou de advérbios.

        Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir.

Copie a locução verbal presente na fala do segundo quadrinho.

3.    Reescreva a fala do personagem substituindo a locução verbal por outra forma verbal,contendo somente um verbo.

ADORO SER POR SEREI POLITICAMENTE CORRETO

A.    Qual é a situação retratada nos quadrinhos? ATENDENTE DE TELEMARKETING
b. . O que pode provocar humor?  - musiquinha , atendeu? FORMA DE FALAR NO GERÚNDIO - GERUNDISMO
c. Que formas nominais você encontrou no título? ESTAR – INFINITIVO, FICANDO - GERÚNDIO
d. Em sua opinião, na frase "eu vou estar ficando louco", o gerúndio é usado de maneira correta? PESSOAL

NÃO - gerundismo: é um vício de linguagem que se caracteriza pelo uso do gerúndio de forma exagerada ou inadequada, substituindo o verbo no futuro do presente.

e. Em sua opinião, por que o autor utilizou esse título? PESSOAL

CHAMAR ATENÇÃO PARA O GERUNDISMO – EXAGERO.


f. Reescreva o título "eu vou estar ficando louco" substituindo os termos em destaque por um verbo no futuro.

FICAREI LOUCO.

Na próxima aula COLOCAREI A CORREÇÃO DE OUTRAS DATAS.

Atividade

RELATE NO SEU CADERNO AS SUAS DÚVIDAS E QUAIS HABILIDADES VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE.

EXEMPLOS: GRAMÁTICA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO.


BONS ESTUDOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...