BOM DIA! BOA SEMANA!
CORREÇÃO DE
ATIVIDADES DE JUNHO
NA AULA DE
HOJE SERÁ SOMENTE CORREÇÃO E DÚVIDAS, NO FINAL TEM UMA ATIVIDADE NO CADERNO.
ALUNOS DO 6
° C
OBSERVE AS
CORREÇÕES E QUALQUER DÚVIDA EU ESTOU NO WHATS PARA RESPONDÊ-LAS.
8
DE JUNHO
GÊNERO MÚSICA ( LETRA)
Explicite as consequências
desses outros fatos tirados da música:
EXEMPLOS PESSOAIS
° Fogueira sem brasa: NÃO SE CONSEGUE
FAZER UMA FOGUEIRA SEM BRASA
° Futebol sem bola: A BOLA É O
INSTRUMENTO PARA O JOGO
Encontre elementos, coisas ou objetos
que completem as palavras
abaixo:
Suco sem AÇÚCAR
Amizade sem ABRAÇOS
Nem sempre a falta de algum
elemento gera consequências negativas. Termine as frases abaixo, colocando
complementos que trazem consequências positivas.
Vida sem ESCOLA
Amor sem CARIDADE
Faça um desenho que represente a
maneira como o eu lírico da canção se sente.
PESSOAL
5.A partir da lista feita na
atividade 3, faça um rap explorando o lado bom da falta.
PESSOAL
6. Já pensou o que seria do professor
sem os alunos e dos alunos sem o professor?
NÃO TERIA ESCOLA
O que seria do médico sem os pacientes,
o que seria do vendedor sem compradores? Imagine uma dessas situações e escreva
o que aconteceria.
AS PESSOAS DOENTES MORRERIAM MAIS
DEPRESSA
7. Pense em alguém que te faz ou
faria falta. Pense na sua vida sem essa pessoa. Escreva uma carta ou bilhete
dizendo a essa pessoa como seria sua vida sem ela.
PESSOAL
12 DE JUNHO
VERBO
A invenção de Hugo Cabret (2011)
Questão 1 – Grife os verbos no presente neste
segmento do texto:
“Hugo Cabret é um
garoto órfão, que vive escondido nas paredes de
uma estação de trem, em Paris, na década de 1930.”
Questão 2 –
Os verbos no presente grifados acima compõem um segmento, em que a autora: ( x
) apresenta o personagem Hugo Cabret
( ) expõe uma
opinião sobre o personagem Hugo Cabret.
( ) levanta
uma hipótese sobre o personagem Hugo Cabret.
Questão 3 – No segundo período do texto, o verbo no
presente “tenta” refere-se ao sujeito
: ( x ) “Ele”. ( ) “o pai”. ( ) “o robô”.
Questão 4 – Na passagem “A aventura de Hugo é acompanhada por um mergulho na história do cinema
[...]”, o verbo no presente forma uma locução com: ( ) um infinitivo. ( ) um
gerúndio. ( x ) um particípio.
Questão 5 – Complete o espaço abaixo com “tem” ou
“têm”: “O filme tem direção do premiado Martin
Scorsese
DIREITA OU ESQUERDA
Questão 1 – Na passagem “[...] o cérebro tem uma boa
explicação para essa escolha de esquerda ou direita.”, o sujeito do verbo “tem”
é: ( x ) “o cérebro”. ( ) “uma boa explicação”. ( ) “essa escolha de esquerda
ou direita”.
Questão 2 – No trecho “Se não houvesse uma
preferência automática [...]”, o verbo grifado foi empregado no modo subjuntivo
para expressar: ( ) uma certeza. ( x ) uma hipótese. ( ) uma recomendação.
Questão 3 – Sublinhe os verbos que compõem este
segmento do texto: “[...] andar, pegar um alimento, jogar uma bola ou pegar um
lápis para escrever.”
Questão 4 –
Os verbos sublinhados na questão acima expressam: ( x ) ações. ( ) estados. ( )
fenômenos da natureza.
Questão 5 – Na frase “Já imaginou ter que perder
tempo decidindo [...]”, a expressão verbal destacada indica: ( ) um desejo. ( )
uma promessa. ( x ) uma necessidade.
Será que já existiu vida em Marte?
Questão 1 – Identifique a frase em que há um verbo
no futuro: ( x ) “Será que já existiu vida em Marte?” ( ) “Para obter pistas
que ajudem a responder a essa pergunta [...]” ( ) “[...] características que
favoreciam a existência de seres microscópicos.”
Questão 2 – No trecho “[...] a Agência Espacial
Norte-Americana (NASA) lançará a missão Mars 2020 [...]”, o verbo no futuro
“lançará” indica: ( x ) uma ação ( ) um estado ( ) uma característica
Questão 3 – O verbo no futuro “aterrissará”
refere-se: ( ) à Agência Espacial Norte-Americana (NASA). ( x ) à missão Mars
2020. ( ) ao planeta vermelho.
Questão 4 – Em “[...] a região que será explorada
[...]”, o verbo no futuro forma uma locução com: ( ) um infinitivo ( ) um
gerúndio ( x ) um particípio
Questão 5 – Tendo em vista o texto lido, aponte o
verbo que preenche esta lacuna: “Os especialistas ______________ rochas e
partes do solo marcianos em laboratórios.” ( ) “analisaram” ( ) “analisam” ( x
) “analisarão”
15 DE JUNHO
NOTÍCIAS
LIVRO SINGULAR
PÁG. 94 / 95
1 O PRIMEIRO CARTUM APRESENTA LINGUAGEM NÃO VERBAL;
CRÍTICA AO COMPORTAMENTO DOS INTERNAUTAS EM TEMPOS DE REDE SOCIAL, DIVULGAR
FAKENEWS. METÁFORA VISUAL DO HOMEM NA POSIÇÃO DE UM ANIMALSENDO CONDUZIDO PELA
TELEVISÃO.
2. PRIMEIRO CRITICA A INFLUENCIA DA MÍDIA SOBRE OS
TELESPECTADORES E O SEGUNDO CRITICA OS JORNAIS SENSACIONALISTAS
O TERCEIRO CRITICA A DISSEMINAÇÃO DAS NOTÍCIAS
FALSAS.
3. POR MEIO INUSIATADO DE IMAGENS E TEXTO,
QUEBRANDSO EXPECTATIVAS DO LEITOR.
4. RESPOSTA PESSOAL.
PESQUISAR FONTES CONFIÁVEIS
5. PESQUISE UMA FAKE NEWS, ESCREVA A MANCHETE E
QUEM FOI O PREJUDICADO? PESSOAL
6
A.
QUAL É O NOME DO JORNAL – FOLHA DE SÃO
PAULO
B. QUAL A DATA DA IMPRESSÃO- PUBLICAÇÃO? 15 DE JUNHO
C. QUAIS SÃO AS MANCHETES?
B. QUAL A DATA DA IMPRESSÃO- PUBLICAÇÃO? 15 DE JUNHO
C. QUAIS SÃO AS MANCHETES?
SEM AUXILIO, SETE MILHÕES
CORREM RISCO DE POBREZA
HOSPITAIS DE SÃO PAULO SE ADAPTAM PARA “NOVO NORMAL”
E OUTRAS
D. O QUE REPRESENTAM ESTAS IMAGENS?
PROTESTOS CONTRA E A FAVOR DE BOLSONARO
ISOLAMENTO EM MÚLTIPLA EXPOSIÇÃO
18 DE JUNHO
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL – BIOGRAFIA
RESPOSTAS PESSOAIS
O que vocês acham que vocês têm em comum?
Será que ela foi uma sonhadora para realizar um Projeto de vida?
Ela precisou de autoconfiança, organização, ser positiva para realizar o
seu projeto?
Precisou estudar, se inspirar e amor para realizar seu sonho?
1. PESQUISE A BIOGRAFIA
DE SANTOS DUMONT OU UM ESCRITOR QUE VOCÊ SE IDENTIFICA.
PESSOAL
2. ESCREVA UMA BIOGRAFIA DE SUA MÃE OU PAI, AVÓS, UM AMIGO.
PESSOAL
3. ESCREVA UM BILHETE PARA A PÂMELA EXPLICANDO O QUE VOCÊ ACHOU DA SUA
BIOGRAFIA.
PESSOAL
19 DE JUNHO
VERBOS
A CHUVA – POEMA
CAIU,
MOLHOU, LAVOU, CORRE, APARECE, OLHA, SORRI, ADORMECE.
ESCREVE,
DIRIGE, VARRE, COZINHA, PINTA CORRE, ENSINA, DANÇA, TOCA.
FIXAÇÃO
DE VERBOS
EXERCÍCIO
1
PULAR,
GRITAR, APERTAR, BATER, RECEITAR, AVISAR, RIR, ATIRAR, ESPIRRAR, CORTAR.
EXERCÍCIO
2
A.
CANTAM
B.
SAIU
C.
CORREM
D.
AMANHECEU
E.
FALA
EXERCÍCIO
3
A.
ELAS BRINCAM
B.
NÓS VAMOS PASSEAR
C.
ELE CORRE MUITO
D.
ELA CHORA
NCANSAVELMENTE
E.
ELES SÃO AMIGOS
EXERCÍCIO
4
PEGÁ-LA,
COMÊ-LO, ASSÁ-LO, PESCÁ-LO, QUEBRÁ-LA, OLHÁ-LAS
EXERCÍCIO
5
EU,
ELA, NÓS, ELES/ELAS
EXERCÍCIO 6
EXEMPLOS
DE COMO VOCÊ PODERIA RESPONDER.
A.
PASSADO
B.
2° PESSOA DO
SINGULAR
C.
FUTURO
D.
2ª PESSOA DO
PLURAL
E.
NÓS (SUJEITO
OCULTO)
F.
FUTURO
G.
PRESENTE
H.
1° PESSOA DO
SINGULAR
I.
ELES COMEMORAM
J.
PASSADO
22 DE
JUNHO
1.
Quais as formas verbais em destaque parecem não
estar conjugadas?
SABER,
COMUNICAR, COMPRAR
2.
A forma verbal entrando expressa uma ação em
continuidade ou um modo de agir? Explique.
PENSANDO
PESSOAL
– PARECE QUE ESTÁ EM MOVIMENTO;
3.
As formas verbais fechado e montado têm
a função de caracterizar objeto ou de uma ação finalizada?
AÇÃO
FINALIZADA.
Imagine-se ENTRANDO numa loja
para COMPRAR um… um… como é mesmo o nome? Explique.
1.
O que é preciso observar para
identificar a forma nominal entrando em sua função de verbo?
PESSOAL – VOCÊ DEVE EXPRESSAR O
QUE ENTENDEU.
O gerúndio caracteriza-se
pela terminação -ndo. Ele não se flexiona e pode exercer o papel de advérbio e
de adjetivo.
2.
O termo comprar tem a função de
verbo ou substantivo? Explique.
PESSOAL – VOCÊ DEVE EXPLICAR O QUE VOCÊ ENTENDEU.
São chamadas de nominais do verbo pelo
fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou
de advérbios.
Infinitivo - expressa a
ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir.
Copie a locução verbal presente na
fala do segundo quadrinho.
3.
Reescreva a fala do personagem substituindo a
locução verbal por outra forma verbal,contendo somente um verbo.
ADORO SER POR SEREI POLITICAMENTE CORRETO
A.
Qual é a situação retratada nos quadrinhos? ATENDENTE DE TELEMARKETING
b. . O que pode provocar humor? - musiquinha , atendeu? FORMA DE FALAR NO
GERÚNDIO - GERUNDISMO
c. Que formas nominais você encontrou
no título? ESTAR – INFINITIVO, FICANDO - GERÚNDIO
d. Em sua opinião, na frase "eu
vou estar ficando louco", o gerúndio é usado de maneira correta? PESSOAL
NÃO - gerundismo: é um vício de linguagem que se
caracteriza pelo uso do gerúndio de forma exagerada ou inadequada, substituindo
o verbo no futuro do presente.
e. Em sua opinião, por que o autor
utilizou esse título? PESSOAL
CHAMAR ATENÇÃO PARA O GERUNDISMO –
EXAGERO.
f. Reescreva o título "eu vou
estar ficando louco" substituindo os termos em destaque por um
verbo no futuro.
FICAREI LOUCO.
Na próxima aula COLOCAREI A CORREÇÃO
DE OUTRAS DATAS.
Atividade
RELATE NO SEU CADERNO AS SUAS DÚVIDAS E
QUAIS HABILIDADES VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE.
EXEMPLOS:
GRAMÁTICA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO.
BONS
ESTUDOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário