BOM DIA!
CORREÇÃO DE
ATIVIDADES DE JUNHO
A AULA DE HOJE SERÁ
DE CORREÇÃO DE ALGUNS DIAS DE JUNHO.
23 A 29
OBSERVE NA CORREÇÃO
AS DUAS DÚVIDAS E ESTOU NO WHATS PARA SANÁ-LAS.
ESTOU CORRIGINDO POR
PARTES PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR E REVER AS HABILIDADES JÁ TRABALHADAS.
ATENÇÃO!
23 DE JUNHO
Castelo Rá-Tim-Bum
Questões
Questão 1 – Identifique o assunto
do texto:
(
) um filme infantil.
(
) um espetáculo de teatro infantil.
( X ) um programa
de televisão infantil.
Questão 2 – Segundo o texto, “Nino
utiliza um feitiço que aprendeu com Tio Victor para atrair três crianças até o
Castelo”, pois:
(
) é um feiticeiro de 300 anos.
(
) nunca frequentou a escola.
( x ) vivia
triste por não ter amigos.
Questão 3 – Em “[…] eles vivem
várias aventuras e descobertas.”, “eles” refere-se a quem?
R: REFERE-SE A NINHO, BIBA E ZEQUINHA
Questão 4 – No segmento “[…] as
histórias foram se construindo como se fossem contos de fadas.”, a palavra “como” introduz:
(
) um exemplo.
(
) uma condição.
( X ) uma
comparação.
Questão 5 – Na passagem “[…] os
quadros do programa, que estimulavam discussões sobre meio
ambiente, ciência, alimentação […]”, o verbo sublinhado exprime:
( x ) uma ação dos quadros
do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.
(
) um estado dos quadros do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.
(
) uma característica dos quadros do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.
Questão 6 – Grife a expressão que
indica uma circunstância de tempo a seguir:
“Até hoje, as frases e músicas
dos personagens ecoam na cabeça das gerações […]”
Questão 7 – Justifique o uso das
aspas no penúltimo parágrafo do texto:
R:AS ASPAS FORA USADA PARA DESTACAR FALAS DE PERSONAGENS E MÚSICAS DO
“CASTELO RA-TIM-BUM”
Questão 8 – O autor encerra o
texto com:
( X ) uma avaliação
do “Castelo Rá-Tim-Bum”.
(
) uma descrição do “Castelo Rá-Tim-Bum”.
(
) uma hipótese sobre o “Castelo Rá-Tim-Bum”.
25 DE JUNHO
LIVRO SINGULAR E PLURAL - CAPÍTULO 4 -
DIREITOS HUMANOS NAS DIFERENÇAS
OBSERVE AS IMAGENS DA PÁGINA 76 E RESPONDA A PÁGINA 77 (1 A 4)
OBSERVE AS IMAGENS DA PÁGINA 76 E RESPONDA A PÁGINA 77 (1 A 4)
1.
RESPOSTA
PESSOAL
2.
A
1.
A FOTO RETRATA
UM MORADOR DE RUA DORMINDO EM UM BANCO, PROVAVELMENTE DE UMA PRAÇA QUE FOI
“APAGADA DO CENÁRIO”. O DESENHO APRESENTA O NOVO CENÁRIO, UMA CASA
ACONCHEGANTE, SALA COM QUADROS DA FAMÍLIA, ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NO TAPETE, TV,
ETC
2.
CRIA UM
CONTRASTE ENTRE A REALIDADE E A FOTOGRAFIA, NEM TODOS TEM CASA PARA MORAR,
FANTASIA DO CENÁRIO.
3.
HOMEM SEM TETO,
DORMINDO NO BANCO DA PRAÇA, A CASA ACONCHEGANTE. O AUTOR CRIA UM CONTRASTE ( A
CASA IMAGINÁRIA), JÁ QUE MUITOS NÃO TEM TETO PARA MORAR. O CARTAZ ABORDA O
DIREITO A MORADIA.
B
1.
RESPOSTA
PESSOAL
2.
A CRUZ DE HASTE
LONGA TRAZ O SENTIDO DA MORTE E A CURTA DE SOCORRO MÉDICO (SÍMBOLO DE
HOSPITAIS)E, E O CORTE SUGERE O MESMO QUE O SLOGAN
MENOS
MORTES (CORTAS-SE A CRUZ)
C
LINHA DA FOLHA ESTÃO SOBREPOSTAS AO LÁPIS,
DANDO A IMPRESSÃO QUE ELE ESTÁ PRESO. O LÁPIS NÃO PODE SER USADO PARA ESCREVER O QUE QUER QUE SEJA. EXISTE UM SENTIDO FIGURADO.
QUEM O USA PARA ESCREVER? O QUE SIGNIFICA QUE PODEMOS EXPRESSAR? TEMOS O
DIREITO DE NOS EXPRESSAR?
D. CARTAZ 2 – DIREITO À SAÚDE ( VIDA)
CARTAZ 3 – DIREITO À EDUCAÇÃO
CARTAZ 4 – DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
SEM OS ITENS DOS CARATAZES NÃO TEMOS UMA VIDA DIGNA.
3.
RESPOSTA PESSOAL
4. RESPOSTA PESSOAL ( APELA PARA
O EMOCIONAL, CHAMAR ATENÇÃO PARA MORADIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE PÚBLICA)
RESPONDER AS
QUESTÕES DAS PÁGINAS 78 E 79 ATÉ A 4
1.
RESPOSTA
PESSOAL
2.
A. OBSERVE A DATA DO DICIONÁRIO. O VERBETE É DA
DATA DE 2018 NO GRANDE DICIONÁRIO HOSSAISS DA Língua Portuguesa.
B. Redução (resumida) – JUR – SERIA
JURÍDICO – POR EXTENSO
C. VERBETE CONSTITUIÇÃO – LEIS,
ESTATUTOS, REGIMENTOS – RELAÇÃO COM A PARTE JURÍDICA DO PAÍS.
D. 1 =- geral, 1.1 e 1.2 –
desdobramento da 1 – faz parte integrante, mesmo contexto.
3.
Resposta
pessoal
4.
A.Câmara dos deputados – centro de
documento e informação
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA
DO BRASIL
b. “Nós, representantes do povo
brasileiro. (...)”
c. Artigo 1° (I,II,III,IV,v) (...)
29
de JUNHO
A Constituição Federal de 1988 é o
documento que engloba as atuais leis, regras e normas da República Federativa
do Brasil. Também conhecida como Constituição Cidadã, ela foi promulgada no dia
5 de outubro de 1988 durante o governo José Sarney, o primeiro civil a exercer
o cargo de presidente depois de mais de 20 anos da ditadura militar no
país.
SABENDO QUA A CONSTITUIÇÃO FAZ PARTE DA
ORGANIZAÇÃO DO NOSSO PAÍS, ACREDITO QUE TENHA ENTENDIDO ESTE DOCUMENTO.
PÁGINA 82.
PÁGINA 82.
1.
A. RESPOSTA
PESSOAL
B. RESPOSTA
PESSOAL
C. LÍNGUAGEM NORMA
PADRÃO, CULTA E JURÍDICA.
D. RESPOSTA
PESSOAL
2. PORTAL DA
CÂMARA DOS DEPUTADOS - CONSTITUIÇÃO 1988
3., CENTRO DE
DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
FEDERATIVA DO BRASIL – DOCUMENTO OFICIAL DO PAÍS
4. APRESENTA UM
DOCUMENTO , BEM COMO EXPLICAR OS RESPONSÁVEIS PELA SUA PUBLICAÇÃO:
REPREWSENTANTES DOPOVO NO PODER LEGISLATIVO.
5. PREÂMBULO –
VERBETE
Significado de Preâmbulo – DICIO PORTUGUES ONLINE
substantivo masculinoTexto introdutório que apresenta o assunto
principal de; prefácio.[Jurídico] Relatório que
precede um decreto ou lei: preâmbulo constitucional.[Jurídico] Parte
anterior através da qual se consegue anunciar a promulgação de uma lei ou de um
decreto.[Literatura] Texto introdutório que,
normalmente conciso, escrito pelo autor ou por outra pessoa, apresenta ou
introduz o conteúdo de um livro.[Música] Composição
musical que introduz outra; prelúdio.[Por Extensão] Discurso
desconexo que não demonstra claramente um fato.Sem preâmbulos. Diretamente ao
assunto: fale sem preâmbulos.Etimologia (origem da palavra preâmbulo).
Do latim praeambulus.a.um.
PÁGINA
83
6
A. O TÍTULO INDICA UM ASSUNTO GENÉRICO QUE SERÁ TRATADO NO TRECHO,E OS
CAPÍTULOS ESPECIFICAM, E APRESENTAM CORTES, DESDOBRAMENTOS DO ASSUNTOS.
B.
II
QUANTO
MAIS COMPLEXA A LEI, MAIS SUBDIVISÕES SERÁ NECESSARIA PARA CONTEMPLAR O ASSUNTO
TRATADO.
III.
OS
INCISOS SÃO REPRESENTADOS POR ALGARISMOS ROMANOS E, PARA AS ALÍNEAS , SÃO
USADAS LETRAS DO ALFABETO.
Atividade
QUERIDOS
ALUNOS VOCÊS ESTÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TEM MAIS FACILIDADES EM ALGUMAS
MATÉRIAS DO QUE EM OUTRAS.
APÓS A
CORREÇÃO RELATE NO SEU
CADERNO AS SUAS DÚVIDAS E QUAIS HABILIDADES VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE.
EXEMPLOS:
GRAMÁTICA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO.
BONS
ESTUDOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário