quinta-feira, 2 de julho de 2020

Atividade de Língua Portuguesa 9ºA


Texto: Teatro e escola: o papel de educar/ Questões de interpretação de texto
Segundo a autora do texto lido, o teatro tem e sempre teve uma função pedagógica. Esse ponto de vista não pode ser de outra pessoa, o que obriga a autora a fundamentar sua tese com argumentos consistentes, que possam persuadir o leitor. À esse tipo de texto, que desenvolve ou explica um assunto e, ao mesmo tempo, tem uma intencionalidade persuasiva, chamamos texto dissertativo-argumentativo.
Como a maioria dos textos expositivos e argumentativos, também o texto dissertativo-argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais:
Introdução:
Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto (que pode coincidir ou não com o ponto de vista expresso na frase ou no trecho em que é apresentado o tema);
Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese)
Desenvolvimento
Formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente,  em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.
O teatro grego apresentava uma função eminentemente pedagógica. Com sua tragédias, Sófocles e Eurípides não visavam apenas à diversão da plateia mas também, e sobretudo, pôr em discussão certos temas que dividiam a opinião pública naquele momento de transformação da sociedade grega. Poderia um filho desposar a própria mãe, depois de ter assassinado o pai de forma involuntária (tema de Édipo Rei)? Poderia uma mãe assassinar os filhos e depois matar-se por causa de um relacionamento amoroso (tema de Medeia e ainda atual, como comprova o caso da cruel mãe americana que, há alguns anos, jogou os filhos no lago para poder namorar livremente)?
Naquela sociedade, que vivia a transição dos valores místicos, baseados na tradição religiosa, para os valores da polis, isto é, aqueles resultantes da formação do Estado e suas leis, o teatro cumpria um papel político e pedagógico, à medida que punha em xeque e em choque essas duas ordens de valores e apontava novos caminhos para a civilização grega. "Ir ao teatro", para os gregos, não era apenas uma diversão, mas uma forma de refletir sobre o destino da própria comunidade em que se vivia, bem como sobre valores coletivos e individuais.
Deixando de lado as diferenças obviamente existentes em torno dos gêneros teatrais (tragédia, comédia, drama), em que o teatro grego, quanto a suas intenções, diferia do teatro moderno? Para Bertold Brecht, por exemplo, um dos mais significativos dramaturgos modernos, a função do teatro era, antes de tudo, divertir. Apesar disso, suas peças tiveram um papel essencial pedagógico voltadas para a conscientização de trabalhadores e para a resistência política na Alemanha nazista dos anos 30 do século XX.
O teatro, ao representar situações de nossa própria vida - sejam elas engraçadas, trágicas, políticas, sentimentais, etc. - põe o homem a nu, diante de si mesmo e de seu destino. Talvez na instantaneidade e na fugacidade do teatro resida todo o encanto e sua magia: a cada representação, a vida humana é recontada e exaltada. O teatro ensina, o teatro é escola. É uma forma de vida de ficção que ilumina com seus holofotes a vida real, muito além dos palcos e dos camarins.
Conclusão
Que geralmente retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma ideia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.
Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano.      (conclusão)
Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)
(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português).
Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.
No texto lido, para fundamentar a tese de que o teatro tem uma função pedagógica, a autora lança mão de exemplos históricos (a tragédia grega e o teatro de Brecht), da comparação, da exemplificação e da definição. A conclusão, ao mesmo tempo que retoma a ideia principal, sintetizando as ideias gerais do texto, também surpreende com o parágrafo final.
A linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursoso poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.
Características do texto dissertativo-argumentativo:
·         Expõe uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto; pode também conceituar ou definir um objeto, seja ele concreto ou abstrato;
·         Apresenta intenção persuasiva;
·         Convencionalmente, apresenta três partes essenciais: tese (ou ideia principal), desenvolvimento e conclusão;
·         Linguagem geralmente clara, direta, objetiva e impessoal;
·         Predomínio do padrão, culto e formal da língua;
·         Verbos predominantemente no presente do indicativo.
O Parágrafo
Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.
Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleoas ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
1-      O texto dissertativo-argumentativo, como a maior parte dos textos argumentativos, apresenta três partes essenciais: uma introdução, na qual se expõe a tese ou a ideia principal que resume o ponto de vista do autor acerca do tema; o desenvolvimento, constituído pelos parágrafos que explicam o fundamento da tese; e a conclusão. Numere os parágrafos do texto e identifique:
a)      O parágrafo em que é feita a introdução do texto;
b)      A tese ou a ideia principal presente nessa introdução;
c)      Os parágrafos que constituem o desenvolvimento do texto;
d)     O (s) parágrafo (s) de conclusão

2-      O desenvolvimento de um texto dissertativo pode ser feito por meio de diferentes procedimentos, como:
Comparação/ alusão histórica/ citação/ exemplificação/ oposição ou contraste/definição/ apresentação de dados estatísticos/ relação de causa e efeito
Reconheça no desenvolvimento do texto, os parágrafos em que tenha sido feito uso:
a)      Da alusão histórica;
b)      Da comparação;
c)      Da exemplificação;
d)     Da definição.

3-      Do ponto de vista das ideias, por que a autora se refere ao teatro grego e ao teatro de Brecht para fundamentar sua tese?
4-      Explique esta afirmação do texto: “O teatro ensina, o teatro é escola”.
5-      O texto dissertativo-argumentativo apresenta dois tipos básicos de conclusão: a conclusão-resumo, que retoma as ideias do texto, e a conclusão sugestão, em que são feitas propostas para a solução de problemas. Que tipo de conclusão o texto em estudo apresenta?
6-      Observe a linguagem empregada no texto.
a)      Que tempos e que modos predominam nas formas verbais usadas?
b)      Qual variedade linguística empregada: culta formal, culta informal, coloquial, popular ou regional?
c)      A linguagem é predominantemente pessoal ou impessoal? Justifique sua resposta com base na pessoa do discurso, nas formas verbais e nos pronomes empregados.
d)     O texto revela maior preocupação com a expressividade, com a emotividade ou com a precisão das informações?

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