8º ANO
CIÊNCIAS
"O mundo sorri para quem leva a vida a sério."
Se para os vocês o que não falta é o acesso às informações, como justificar o fato que casos de gravidez na adolescência continuam acontecendo, ou melhor, vem aumentando nesses últimos anos?
O mundo moderno, sobretudo no decorrer do século vinte e início do século vinte e um vem passando por inúmeras transformações nos mais diversos campos: econômico, político e social. Essa situação favoreceu o surgimento de uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados.
O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Estudos e pesquisas mostram que essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
Então, estatísticas nos mostram que enquanto a taxa de gravidez em mulheres adultas cai, aumenta o número de casos de gravidez na adolescência e diminui a idade das adolescentes grávidas.
Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes (15 a 19 anos) grávidas aumentou 15%. Isso significa que, no Brasil, anualmente, pelo menos 700 mil jovens têm filho, sendo que 1,3% delas têm idade entre 10 e 14 anos.
MENINAS TÊM ÚTERO E ENGRAVIDAM, MAS A RESPONSABILIDADE É DOS MENINOS TAMBÉM!!!
É esperado que vocês alunos do 8º ano Fundamental já possuam certa maturidade para que lhes seja proporcionado uma reflexão sobre o tema proposto, afinal este é um assunto sério que modifica a vida de vocês de forma abrupta e sem retorno então vamos tentar modificar este quadro?
ATIVIDADE
Hoje, vocês vão pensar em um programa permanente para a nossa escola onde o objetivo será proporcionar aos nossos adolescentes informações para que possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade, podendo assim evitar uma gravidez não planejada ou uma infecção sexualmente transmissível.
Sua proposta deve conter um título para o programa e sugestões que envolvam:
Contribuir para melhor acesso dos adolescentes às informações sobre sua sexualidade
Proporcionar conhecimento sobre o corpo, para que valorizem e cuidem de sua saúde como condição necessária para usufruir o prazer sexual
Contribuir para que os adolescentes possam resgatar a sua autoestima
Abrir espaço de discussão sobre os desafios que os adolescentes enfrentam com uma gravidez não planejada
Proporcionar informações sobre o aborto e suas consequências no organismo
Utilizar-se das Novas Tecnologias da Educação na busca de informações e elaboração do conhecimento.
Outras ideias que achar importante
ESSA É A SUA CHANCE DE FAZER UM TRABALHO SÉRIO, E COMEÇAR SER VISTO COMO UM ADULTO RESPONSÁVEL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário