quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Atividade de Língua Portuguesa 9ºA

 

E.E. PROF. CARLOS PASQUALE  DATA: 30/03/2020           1° BIMESTRE

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: LEANDRO

FIGURAS OU RECURSOS DE LINGUAGEM

As figuras de linguagem (ou figuras de estilo) são recursos usados na fala e na escrita, para dar à comunicação força, colorido, ênfase, beleza.

COMPARAÇÃO

Na comparação há sempre dois objetos ou ideias expressos, ligados por uma palavra comparativa (como, tal, qual, etc.) que estabelece uma relação de semelhança entre os dois termos comparados:

“O chocolate foi se transformando numa massa viscosa e amarga. Engoliu-o com esforço, como se fosse uma bola de papel”.

O chocolate era difícil de engolir como uma bola de papel (é difícil de engolir).

O Rio de Janeiro é como uma festa. São Paulo é como uma segunda-feira.

METÁFORA

A metáfora existe por meio de uma comparação implícita (mental) ou um elemento comum entre os dois termos comparados:

“O Rio é um feriado. São Paulo é uma grande segunda-feira.”

Feriado é um dia alegre e descontraído. O Rio é uma cidade alegre e descontraída.

A alegria e a descontração são elementos comuns entre Rio e feriado.

Segunda-feira é um dia sério e tenso. São Paulo é uma cidade séria e tensa.

A seriedade e a tensão são os elementos comuns entre São Paulo e segunda- feira.

Leia com atenção os seguintes versos:

Como são belos os dias

Do despontar da existência!

Respira a alma inocência

Como perfumes a flor;

O mar é _ lago sereno,

O céu _ um manto azulado,

O mundo _ um sonho dourado,

A vida _ um hino d´amor!

Na estrofe anterior, encontramos algumas metáforas, ou seja, comparações abreviadas. Na metáfora, suprime-se a palavra comparativa que estabelece a relação entre os dois seres. Veja:

O mar é (como) um lago sereno.

O céu é (como) um manto azulado.

O mundo é (como) um sonho dourado.

A vida é (como) um hino d´amor.  

EXERCÍCIO: DESCUBRA O ELEMENTO COMUM E FAÇA COMPARAÇÕES E METÁFORAS.

Exemplo: Esta laranja é azeda. O limão é azedo.

Esta laranja é azeda como um limão.

Esta laranja é um limão.

a)      Esta fruta é doce. O mel é doce.

Resposta: Esta fruta é doce como mel.

Resposta: Esta fruta é mel.

b)      Aquele juiz é frio. O gelo é frio.

Resposta: Este juiz é frio como gelo.

Resposta: Este juiz é gelo.

c)       Meu amigo é forte. O leão é forte.

Resposta: Meu amigo é forte como um leão.

Resposta: Meu amigo é um leão.

d)      Sugismundo é sujo. O porco é sujo.

Resposta: Sugismundo é sujo como um porco.

Resposta: Sugismundo é um porco.

e)       A floresta está lisa. O sabão é liso.

Resposta: A floresta é lisa como um sabão.

Resposta: Esta floresta é um sabão.

 

                                                                                                                                 

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E.E. PROF. CARLOS PASQUALE          DATA: 31/03/2020     1° BIMESTRE 

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: LEANDRO

 

METONÍMIA

Metonímia é o emprego de uma palavra por outra, baseando-se numa relação constante entre as duas.

Há metonímia quando se emprega:

a)      A marca pelo produto:

Tomamos uma Coca-cola. (Coca-cola=refrigerante)

 

b)      O autor pela obra:

Passa o dia inteiro dentro do hotel lendo Agatha Christie. (Agatha Christie= livros de Agatha Christie)

 

c)       O lugar pelos habitantes:

O Brasil exporta café. (Brasil=brasieiros)

 

d)      O lugar pelo produto:

Trouxe de lembrança um panamá. (panamá=tipo de chapéu)

 

e)      A parte pelo todo:

O fazendeiro tinha duzentas cabeças de gado.

 

f)       O continente pelo conteúdo:

Bebeu um copo de leite. (copo= leite contido no copo)

 

g)      O abstrato no lugar do concreto:

A velhice é prudente. (velhice=velhos)

 

h)      O instrumento pela profissão:

Não quis ser professor, preferiu o bisturi. (bisturi=médico)

 

Atividade: Que tipo de metonímia há nas frases abaixo:

 

Exemplo: bebi dois copos de leite, estou satisfeito.

Resposta: Trocou-se o conteúdo pelo continente.

 

a)      A França produz muito vinho.

Resposta:

 

b)      Shakespeare foi traduzido para o português

Resposta: Trocou-se o nome da obra pelo nome do autor.

 

c)       Na Bahia, provei um prato gostoso.

Resposta: Trocou-se o conteúdo pelo continente

d)      O rei perdeu o trono (=o poder)

Resposta: Trocou-se o instrumento pela profissão

                            


 


 

E.E. PROF. CARLOS PASQUALE          DATA: 01/04/2020     1° BIMESTRE  TURMAS: 8º A,B e C

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: LEANDRO

 

CATACRESE

 

Catacrese é o emprego impróprio de um termo, por não existir termo adequado para designar certas ações, coisas ou qualidades. A essência da catacrese é ser uma metáfora desgastada. Exemplos:

 

Embarquei num trem hoje cedo.

O garoto travesso quebrou o braço da poltrona.

 

Em sentido próprio, quem embarca deveria embarcar num barco e não num trem; e, para quem entra num avião ou num trem para viajar, qual é o termo? Não existe um próprio; temos, então, de lançar mão de um termo impróprio: embarquei num trem.

 

Atividade- investigando o sentido das palavras

 

Assinale com um traço as palavras que indicam catacrese e com dois as palavras que foram empregadas em sentido próprio.

 

a)      A gaivota retesou as asas.

Resposta: asas foram usadas em sentido próprio

b)      Quebraram-se as asas de xícara.

Resposta: asas foram usadas em sentido figurado, catacrese

c)       Abria a boca de sono.

Resposta: boca foi usada em sentido próprio

d)      A boca do forno está fechada.

Resposta: boca foi usada em sentido figurado, catacrese

e)      Apoiava o braço na cadeira.

Resposta: braço foi usado em sentido próprio

f)       Quebrou-se a perna do sofá.

Resposta: perna foi usada em sentido figurado, catacrese

g)      Um fio de luz entrava pela janela.

Resposta: fio foi usado em sentido próprio

h)      Pescava com fio de náilon.

Resposta: fio foi usado em sentido figurado, catacrese

i)        Enferrujou-se a engrenagem da máquina.

Resposta: engrenagem está sendo usada em sentido próprio

j)        Fazemos parte da engrenagem social.

Resposta: engrenagem está sendo usada em sentido figurado, catacrese

k)      Dê-me uma folha de papel.

Resposta: folha está sendo usada em sentido figurado, catacrese

l)        O coelho come folhas.

Resposta: folha está sendo usada em sentido próprio

m)    As asas da xícara estão quebradas.

Resposta: asas estão sendo usadas no sentido figurado, catacrese

n)      O passarinho bateu asas e voou.

Resposta: asas estão sendo usadas no sentido próprio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E.E. PROF. CARLOS PASQUALE          DATA: 02/04/2020     1° BIMESTRE

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: LEANDRO

 PROSOPOPEIA (PERSONIFICAÇÃO)

 

Soldados Verdes

 

O cafezal é a soldadesca verde

que salta morros na distância iluminada

um dois, um dois, de batalhão em batalhão,

na sua arremetida acelerada contra o sertão.

..........................................................................

Como um zunzum de mamangava

ouve-se o estrondo da cachoeira

a vida inteira a bater bumbo, a bater

bumbo, a bater bumbo.

 

A prosopopeia ou personificação se dá quando atribuímos a animais ou seres inanimados ações e sentimentos próprios do ser humano.

Observe nos versos de Cassiano Ricardo, o emprego da personificação: a cachoeira “bate bumbo”, o cafezal assume a atitude de soldados e seu barulho imita o zunzum da abelha mamangava.

 

PERÍFRASE

 

PATRIARCA DA ECOLOGIA

 

José Bonifácio entrou para a história como a “Patriarca da Independência”. Mas também foi o pioneiro da ecologia no Brasil- além de ter sido o primeiro cientista desta terra a fazer pós-graduação no exterior.

 

Observe:

 

O Patriarca da Independência (para dizer “José Bonifácio”).

 

Perífrase ou circunlocução consiste no emprego de várias palavras para designar um ser através de alguma de suas qualidades ou atributos.

 

RECURSOS PROSÓDICOS

 

ONOMATOPEIA

 

NOITE DE S. JOÃO

Vamos ver quem é que sabe

Soltar fogos de S. João?

Foguetes, bombas, chuvinhas,

chios, chuveiros, chiando,

                             chiando,

                             chovendo

                             chuvas de fogo!

                             Chá-Bum!

Observe como o poeta procurou, por meio de palavras, imitar os sons e ruídos próprios de uma noite de São João.

 

ONOMATOPEIA- é um recurso de linguagem que consiste em imitar sons e ruídos dos seres por meio de palavras. Aqui, é comum o uso do ponto de exclamação.

 

Atividade- Leia a estrofe e responda:

 

1-Identifique na estrofe de Jorge de Lima, palavras ou expressões onomatopaicas.

Resposta: Chá Bum!

2- Por que o poeta empregou com insistência o dígrafo CH?

Resposta: Para imitar os sons e chiados dos fogos de artifícios        

3- Observe os versos de Chico Buarque, na canção “Pedro Pedreiro” e descubra que som ele está querendo imitar ou sugerir.

“Pedro Pedreiro esperando o trem / Que já vem, que já vem, que já vem...”

Resposta: O barulho do trem.

 

ALITERAÇÃO

A cor e a coragem

Cora coração

Abecê abecedário

Opera operário

Pé no pé no chão

Observe, nesses versos de Chico Buarque, a repetição de vários fonemas em diferentes palavras. Ele utilizou um recurso de linguagem chamado aliteração, que é a repetição intencional de fonemas para produzir efeitos desejados.

1-      Descubra a aliteração usada na estrofe de Jorge de Lima sobre a noite de São João.

Resposta: Ele usou o ch para sugerir os chiados dos fogos de artifício.

                                                 


 


 

E.E. PROF. CARLOS PASQUALE          DATA: 03/04/2020     1° BIMESTRE 

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: LEANDRO

 

                                                  RECURSOS SEMÂNTICOS-PRAGMÁTICOS

EUFEMISMOS

O eufemismo consiste no emprego de palavras ou expressões rudes, desagradáveis, chocantes.

Veja o exemplo:

Funcionário da limpeza pública (em vez de lixeiro).

ANTÍTESE

Antítese é uma figura de linguagem que consiste no uso de palavras ou ideias de sentido contrário.

IRONIA

Observe os exemplos:

a)      Que belo papel você fez ontem na festa! (Para dizer que fez um “papelão”, que cometeu um fiasco.)

b)      Ele se mata tanto de trabalhar! (Para se dizer que é preguiçoso.)

 

Ironia é a figura que consiste, geralmente num tom de zombaria. A ironia depende do contexto, da expressão, dos gestos, da voz.

 

HIPÉRBOLE

Observe as frases:

a)      Ganhou rios de dinheiro!

b)      Há um século que te espero!

c)       Já o avisei mil vezes!

 

Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente a verdade. É um exagero com a finalidade de destacar uma ideia, chamar a atenção ou dar um toque humorístico no texto ou na fala.

 

1-      POBRE SELVA RICA.

Identifique as palavras em contrastes na frase acima.

Resposta: As palavras em constrates são: pobre/ rica

2-      Assinale as palavras contrastantes nos versos a seguir:

                             _ Que esperais, esperança?

                             _ Desespero.

                 (A palavra nasce-me/ fere-me mata-me/ ressuscita-me)

3-      Faça o mesmo nas frases seguintes.

a)      Quem vive só de esperança, morre de fome.

b)      As virtudes são econômicas, mas os vícios são dispendiosos.

c)       O melhor lenço para uma lágrima é o sorriso da mulher amada.

d)      Durma menos e viva mais.

e)      O azar do sabido é pensar que todo mundo é bobo.

f)       Café, só muito doce, porque a vida é tão amarga.

g)      Ser machão é fácil, o difícil é ser homem.

 

4-      Assinale os itens em que há hipérbole:

                     a)(   ) Leu todo o noticiário do jornal.

                     b) ( x ) Vive nadando no dinheiro.

                     c) (   ) Estudou seriamente para o vestibular.

                    d) ( x ) Pegou o carro e saiu voando na estrada fora.

                    e) (   ) Falava tão bem que convencia os ouvintes.

                    f) ( x ) Ela morria de ciúmes.

                   5-Assinale o item em que há prosopopeia:

                  a)( x  ) as ondas lambiam a praia.

                  b)(   ) O fogo queimava a palha.

                 c)( x  ) As borboletas dançavam no ar.

                 d)( x ) O sol morria no horizonte.

                 6- A que se referem as seguintes perífrases?

a)      Venezabrasileira.Resposta:Recife

b)      Deus do Vinho. Resposta: Baco 

c)       Rio-mar. Resposta: Amazonas

d)      Rei do futebol. Resposta: Pelé

e)      Cidade Maravilhosa. Resposta: Rio de Janeiro

f)       Poeta dos Escravos.Resposta: Castro Alves

                  7- Invente três frases que contenham hipérbole.

Respostas Pessoais

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Construa frases irônicas:

Respostas pessoais

a)      Dando a entender que uma pessoa é desinteressada pelos estudos.

b)      Dando a entender que uma piada é sem graça.

c)       Dando a entender que um jogador de futebol é muito ruim.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9- Invente uma história em que os objetos entrem em ação, agindo como se fossem pessoas (prosopopeia). Se conseguir, introduza momentos de ironia e contraste (antítese).

Como exemplo, veja alguns títulos:

Resposta pessoal

a)      O martelo e o prego.

b)      O lápis e a borracha.

c)       A agulha e a linha.

d)       As letras do alfabeto.

e)      As cordas da guitarra.

f)       Os instrumentos musicais.

g)      A chuva e o sol.

h)      A gota d´água e a flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...