E.E. PROF. CARLOS PASQUALE DATA: 30/03/2020 1°
BIMESTRE
MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: LEANDRO
FIGURAS OU RECURSOS DE LINGUAGEM
As figuras de linguagem (ou figuras de estilo) são recursos
usados na fala e na escrita, para dar à comunicação força, colorido, ênfase,
beleza.
COMPARAÇÃO
Na comparação há sempre dois objetos ou ideias expressos,
ligados por uma palavra comparativa (como, tal, qual, etc.) que estabelece uma
relação de semelhança entre os dois termos comparados:
“O chocolate foi se transformando numa massa viscosa e
amarga. Engoliu-o com esforço, como se fosse uma
bola de papel”.
O chocolate era difícil de engolir como uma bola de papel (é
difícil de engolir).
O Rio de Janeiro é como uma
festa. São Paulo é como uma segunda-feira.
METÁFORA
A metáfora existe por meio de uma comparação implícita (mental)
ou um elemento comum entre os dois termos comparados:
“O Rio é um feriado. São Paulo é uma grande segunda-feira.”
Feriado é um dia alegre e descontraído. O Rio é uma cidade
alegre e descontraída.
A alegria e a descontração são elementos comuns entre Rio e
feriado.
Segunda-feira é um dia sério e tenso. São Paulo é uma cidade
séria e tensa.
A seriedade e a tensão são os elementos comuns entre São
Paulo e segunda- feira.
Leia com atenção os seguintes versos:
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é _ lago sereno,
O céu _ um manto azulado,
O mundo _ um sonho dourado,
A vida _ um hino d´amor!
Na estrofe anterior, encontramos algumas metáforas, ou seja, comparações
abreviadas. Na metáfora, suprime-se a palavra comparativa que estabelece
a relação entre os dois seres. Veja:
O mar é (como) um lago sereno.
O céu é (como) um manto azulado.
O mundo é (como) um sonho dourado.
A vida é (como) um hino d´amor.
EXERCÍCIO: DESCUBRA O ELEMENTO COMUM E FAÇA COMPARAÇÕES E
METÁFORAS.
Exemplo: Esta laranja é azeda. O limão é azedo.
Esta laranja é azeda como um limão.
Esta laranja é um limão.
a)
Esta fruta é doce. O mel é doce.
Resposta: Esta fruta é doce como mel.
Resposta: Esta fruta é mel.
b)
Aquele juiz é frio. O gelo é frio.
Resposta: Este juiz é frio como gelo.
Resposta: Este juiz é gelo.
c) Meu
amigo é forte. O leão é forte.
Resposta: Meu
amigo é forte como um leão.
Resposta: Meu
amigo é um leão.
d) Sugismundo
é sujo. O porco é sujo.
Resposta:
Sugismundo é sujo como um porco.
Resposta:
Sugismundo é um porco.
e) A floresta está lisa. O sabão é liso.
Resposta: A
floresta é lisa como um sabão.
Resposta: Esta
floresta é um sabão.
E.E.
PROF. CARLOS PASQUALE DATA: 31/03/2020 1° BIMESTRE
MATÉRIA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:
LEANDRO
METONÍMIA
Metonímia é o emprego de uma palavra por outra, baseando-se
numa relação constante entre as duas.
Há metonímia quando se emprega:
a)
A marca pelo produto:
Tomamos uma Coca-cola.
(Coca-cola=refrigerante)
b)
O autor pela obra:
Passa o dia inteiro dentro do hotel lendo Agatha Christie. (Agatha Christie= livros de Agatha
Christie)
c)
O lugar pelos habitantes:
O Brasil
exporta café. (Brasil=brasieiros)
d)
O lugar pelo produto:
Trouxe de lembrança um panamá. (panamá=tipo de chapéu)
e)
A parte pelo todo:
O fazendeiro tinha duzentas cabeças de gado.
f)
O continente pelo conteúdo:
Bebeu um copo de
leite. (copo= leite contido no copo)
g)
O abstrato no lugar do concreto:
A velhice é
prudente. (velhice=velhos)
h)
O instrumento pela profissão:
Não quis ser professor, preferiu o bisturi. (bisturi=médico)
Atividade: Que tipo de metonímia há nas
frases abaixo:
Exemplo: bebi dois copos
de leite, estou satisfeito.
Resposta: Trocou-se o conteúdo pelo
continente.
a)
A França produz
muito vinho.
Resposta:
b)
Shakespeare foi
traduzido para o português
Resposta: Trocou-se o nome da obra pelo nome do autor.
c)
Na Bahia, provei um prato
gostoso.
Resposta: Trocou-se o conteúdo pelo continente
d)
O rei perdeu o trono (=o
poder)
Resposta: Trocou-se o instrumento pela profissão
E.E.
PROF. CARLOS PASQUALE DATA: 01/04/2020 1° BIMESTRE
TURMAS: 8º A,B e C
MATÉRIA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:
LEANDRO
CATACRESE
Catacrese é o emprego impróprio de um termo, por não
existir termo adequado para designar certas ações, coisas ou qualidades. A
essência da catacrese é ser uma metáfora desgastada. Exemplos:
Embarquei num trem hoje cedo.
O
garoto travesso quebrou o braço da poltrona.
Em sentido próprio, quem embarca
deveria embarcar num barco e não num trem; e, para quem entra num avião ou num trem
para viajar, qual é o termo? Não existe um próprio; temos, então, de lançar mão
de um termo impróprio: embarquei num trem.
Atividade-
investigando o sentido das palavras
Assinale
com um traço as palavras que indicam catacrese e com dois as palavras que foram
empregadas em sentido próprio.
a)
A
gaivota retesou as asas.
Resposta:
asas foram usadas em sentido próprio
b)
Quebraram-se
as asas de xícara.
Resposta:
asas foram usadas em sentido figurado, catacrese
c)
Abria
a boca de sono.
Resposta:
boca foi usada em sentido próprio
d)
A
boca do forno está fechada.
Resposta:
boca foi usada em sentido figurado, catacrese
e)
Apoiava
o braço na cadeira.
Resposta:
braço foi usado em sentido próprio
f)
Quebrou-se
a perna do sofá.
Resposta:
perna foi usada em sentido figurado, catacrese
g)
Um
fio de luz entrava pela janela.
Resposta:
fio foi usado em sentido próprio
h)
Pescava
com fio de náilon.
Resposta:
fio foi usado em sentido figurado, catacrese
i)
Enferrujou-se
a engrenagem da máquina.
Resposta:
engrenagem está sendo usada em sentido próprio
j)
Fazemos
parte da engrenagem social.
Resposta:
engrenagem está sendo usada em sentido figurado, catacrese
k)
Dê-me
uma folha de papel.
Resposta:
folha está sendo usada em sentido figurado, catacrese
l)
O
coelho come folhas.
Resposta:
folha está sendo usada em sentido próprio
m)
As
asas da xícara estão quebradas.
Resposta: asas estão sendo
usadas no sentido figurado, catacrese
n)
O
passarinho bateu asas e voou.
Resposta: asas estão sendo usadas
no sentido próprio
E.E.
PROF. CARLOS PASQUALE DATA: 02/04/2020 1° BIMESTRE
MATÉRIA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:
LEANDRO
PROSOPOPEIA
(PERSONIFICAÇÃO)
Soldados Verdes
O cafezal é a soldadesca verde
que salta morros na distância iluminada
um dois, um dois, de batalhão em batalhão,
na sua arremetida acelerada contra o sertão.
..........................................................................
Como um zunzum de mamangava
ouve-se o estrondo da cachoeira
a vida inteira a bater bumbo, a bater
bumbo, a bater bumbo.
A prosopopeia ou personificação se dá quando
atribuímos a animais ou seres inanimados ações e sentimentos próprios do ser
humano.
Observe nos versos de Cassiano Ricardo, o emprego da
personificação: a cachoeira “bate bumbo”, o cafezal assume a atitude de
soldados e seu barulho imita o zunzum da abelha mamangava.
PERÍFRASE
PATRIARCA DA ECOLOGIA
José Bonifácio entrou para a história como a “Patriarca
da Independência”. Mas também foi o pioneiro da ecologia no Brasil- além de ter
sido o primeiro cientista desta terra a fazer pós-graduação no exterior.
Observe:
O Patriarca da Independência (para dizer “José
Bonifácio”).
Perífrase ou circunlocução consiste no emprego de
várias palavras para designar um ser através de alguma de suas qualidades ou
atributos.
RECURSOS PROSÓDICOS
ONOMATOPEIA
NOITE DE S. JOÃO
Vamos ver quem é que sabe
Soltar fogos de S. João?
Foguetes, bombas, chuvinhas,
chios, chuveiros, chiando,
chiando,
chovendo
chuvas
de fogo!
Chá-Bum!
Observe como o poeta procurou, por meio de palavras,
imitar os sons e ruídos próprios de uma noite de São João.
ONOMATOPEIA- é um recurso de linguagem que consiste em
imitar sons e ruídos dos seres por meio de palavras. Aqui, é comum o uso do
ponto de exclamação.
Atividade- Leia a estrofe e responda:
1-Identifique na estrofe de Jorge de Lima, palavras ou
expressões onomatopaicas.
Resposta: Chá Bum!
2- Por que o poeta empregou com insistência o dígrafo
CH?
Resposta: Para imitar os sons e chiados dos fogos de
artifícios
3- Observe os versos de Chico Buarque, na canção
“Pedro Pedreiro” e descubra que som ele está querendo imitar ou sugerir.
“Pedro Pedreiro esperando o trem / Que já vem, que já
vem, que já vem...”
Resposta: O barulho do trem.
ALITERAÇÃO
A cor e a coragem
Cora coração
Abecê abecedário
Opera operário
Pé no pé no chão
Observe, nesses versos de Chico
Buarque, a repetição de vários fonemas em diferentes palavras. Ele utilizou um
recurso de linguagem chamado aliteração, que é a repetição intencional de
fonemas para produzir efeitos desejados.
1-
Descubra a aliteração usada na estrofe de Jorge
de Lima sobre a noite de São João.
Resposta:
Ele usou o ch para sugerir os chiados dos fogos de artifício.
E.E.
PROF. CARLOS PASQUALE DATA: 03/04/2020 1° BIMESTRE
MATÉRIA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:
LEANDRO
RECURSOS
SEMÂNTICOS-PRAGMÁTICOS
EUFEMISMOS
O eufemismo consiste no emprego de
palavras ou expressões rudes, desagradáveis, chocantes.
Veja o exemplo:
Funcionário da limpeza pública (em
vez de lixeiro).
ANTÍTESE
Antítese é uma figura de linguagem
que consiste no uso de palavras ou ideias de sentido contrário.
IRONIA
Observe os exemplos:
a) Que
belo papel você fez ontem na festa! (Para dizer que fez um “papelão”, que
cometeu um fiasco.)
b) Ele
se mata tanto de trabalhar! (Para se dizer que é preguiçoso.)
Ironia é a figura
que consiste, geralmente num tom de zombaria. A ironia depende do contexto, da
expressão, dos gestos, da voz.
HIPÉRBOLE
Observe as
frases:
a)
Ganhou rios de
dinheiro!
b)
Há um século que
te espero!
c)
Já o avisei mil vezes!
Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em
aumentar exageradamente a verdade. É um exagero com a finalidade de destacar
uma ideia, chamar a atenção ou dar um toque humorístico no texto ou na fala.
1-
POBRE SELVA RICA.
Identifique as palavras em contrastes na frase acima.
Resposta: As palavras em constrates são: pobre/ rica
2-
Assinale as palavras contrastantes nos versos a
seguir:
_ Que esperais, esperança?
_ Desespero.
(A palavra nasce-me/ fere-me mata-me/
ressuscita-me)
3-
Faça o mesmo nas frases seguintes.
a)
Quem vive só de esperança, morre
de fome.
b)
As virtudes são econômicas, mas os vícios
são dispendiosos.
c)
O melhor lenço para uma lágrima é o sorriso
da mulher amada.
d)
Durma menos e viva mais.
e)
O azar do sabido é pensar que todo mundo
é bobo.
f)
Café, só muito doce, porque a vida é tão amarga.
g)
Ser machão é fácil, o difícil é
ser homem.
4-
Assinale os itens em que há hipérbole:
a)( ) Leu todo o noticiário do jornal.
b) ( x ) Vive nadando no
dinheiro.
c) ( ) Estudou seriamente para o vestibular.
d) ( x ) Pegou o carro e
saiu voando na estrada fora.
e) ( ) Falava tão bem que convencia os ouvintes.
f) ( x ) Ela morria de
ciúmes.
5-Assinale o item em que há
prosopopeia:
a)( x ) as ondas lambiam a praia.
b)( ) O fogo queimava a palha.
c)( x ) As borboletas dançavam no ar.
d)( x ) O sol morria no
horizonte.
6- A que se referem as
seguintes perífrases?
a) Venezabrasileira.Resposta:Recife
b) Deus
do Vinho. Resposta: Baco
c) Rio-mar.
Resposta: Amazonas
d)
Rei do futebol. Resposta: Pelé
e)
Cidade Maravilhosa. Resposta: Rio de Janeiro
f)
Poeta dos Escravos.Resposta: Castro Alves
7-
Invente três frases que contenham hipérbole.
Respostas Pessoais
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Construa frases irônicas:
Respostas pessoais
a)
Dando a entender que uma pessoa é desinteressada
pelos estudos.
b)
Dando a entender que uma piada é sem graça.
c)
Dando a entender que um jogador de futebol é
muito ruim.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Invente uma história em que os objetos
entrem em ação, agindo como se fossem pessoas (prosopopeia). Se conseguir,
introduza momentos de ironia e contraste (antítese).
Como exemplo, veja alguns títulos:
Resposta pessoal
a)
O martelo e o prego.
b)
O lápis e a borracha.
c)
A agulha e a linha.
d)
As letras
do alfabeto.
e)
As cordas da guitarra.
f)
Os instrumentos musicais.
g)
A chuva e o sol.
h)
A gota d´água e a flor.
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