Geografia 9 ano A - Prof(a) Patrícia data 04-08-20
Tema : Blocos Econômicos.
Bom dia,
Até aqui já estudamos a formação dos Blocos Econômicos , os principais blocos econômicos (MERCOSUL_NAFTA_ASEAN_UNIÃO EUROPÉIA etc...). e sua formação que se dá através da união das empresas multinacionais/ transacionais e regimentos internos econômicos no qual estudaremos abaixo;
Esse aumento de blocos se deve a grande competição entre os países, em que o único objetivo é eliminar o concorrente ou neutralizá-lo. O processo de globalização intensificou essas disputas.
Os países membros desses blocos fortalecem-se diante de países isolados ou outros blocos de países.
Mas existem várias modalidades de blocos econômicos espalhados pelo mundo:
» Mercado comum: é uma aliança que visa a livre circulação de pessoas, capitais, serviços e mercadorias. Como exemplo a EU (União Européia), que permite a livre circulação de pessoas, e de todos os tipos de serviços entre os países – membros; alem de eliminar as tarifas aduaneiras, e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco.
» Zonas de livre comércio: busca-se a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros; a liberalização do fluxo de mercadorias e capitais dentro dos limites do bloco. Como é o caso do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), formado pelos Estados Unidos, Canadá e México.
» União aduaneira: além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os países dos blocos, estabelecem-se as mesmas tarifas de exportação e importação, aplicada aos países fora bloco, chamada TEC (Tarifa Externa Comum). A união aduaneira exige que os países membros mantenham pelo menos 85% das troca comerciais livre de taxas de importação e exportação entre si. Mas se trata apenas de uma abertura de fronteira para mercadorias, e não de pessoas. Um exemplo é o Mercosul (Mercado Comum do Sul), formado pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, mas se trata de uma união aduaneira incompleta, pois mitos produtos não se encaixam na TEC. Chile e Bolívia participam do Mercosul, mas não da união aduaneira.
» União econômica e monetária: é caso ainda da União Européia, que administrada pelo Banco Central Europeu, adotaram o euro como moeda única. Nessa integração é preciso que os países estipulem limites comuns máximos de inflação e de déficit público. Até meados de 2003, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca, não haviam adotado o euro.
Existem ainda outros acordos e associações de menor importância ou em processo de formação: a Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático); CAN (Comunidade Indiana); CEI (Comunidade de Estado Independentes), reúne países da extinta URSS.
Todas essas etapas do processo integracionista interessam os conglomerados transnacionais. As grandes corporações passam a ter uma grande mobilidade espacial e capacidade de competição. Assim a competição tende a ser cada vez mais mediada por entidades supranacionais. Nesse sentido a dois fenômenos ocorrendo simultaneamente: um processo de regionalização, assentada nas fronteiras que são definidas pelos megablocos, e um processo de globalização, de transnacionalização da economia.
Todas a transnacionais tem uma sede em um determinado país. Essas grandes corporações se movimentam com maior desenvoltura ao passar o tempo, através das fronteiras. Mas apesar dessa mobilidade, sempre a barreiras à circulação. Por de trás das fronteiras sempre há medidas protecionistas, para tentar impedir a circulação das mercadorias e dos capitais pelo mundo.
A tentativa de reduzir esse protecionismo não é recente, faz se acordos para tentear alcançar esse objetivo, como: Organização Mundial do Comércio; ou de forma regional como a União Européia, Nafta.
Antiglobalização
Os movimentos antiglobalização surgiram em todo mundo, devido as conseqüências negativas que surgiram com a globalização.
Esses movimentos partem do principio que as multinacionais estão dando forma ao mundo. Os países ricos procuram defender o espaço para os conglomerados multinacionais. Enquanto os países pobres, procuram atrair investimentos abrindo seus mercados para esses mesmos conglomerados.
Atividade _ Copiar o texto , somente a parte que esta em negrito. E responder a pergunta abaixo
Os Blocos Econômicos favorecem as empresas Nacionais (empresas genuínas de seu país)??????????Justifique
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No Mundo Globalizado como você deve se preparar para fazer parte desta economia??????
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL
8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL - 996879229...
-
9º ano – Ciências Hereditariedade - QUADRO DE PUNNET O quadro de ...
-
7º ANO CIÊNCIAS INDICADORES DE SAÚDE PÚBLICA VAMOS ASSISTIR O VÍDEO DA PROFª. RAFAELA LIMA !! Agora que assistiu...
-
Bom dia! Alguns de vocês assistiram a aula de O.E hoje pela manhã, o vídeo ainda esta disponível no canal do YouTube.( https://m.youtube.co...
Nenhum comentário:
Postar um comentário