ESCOLA DATA:
_/ / _
PROF: __ TURMA: _
NOME: _
_
Leia:
O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os
carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não
são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade,
dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada,
em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da
doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os
numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil.
Por isso, a melhor forma de combater a
dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os
ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não
deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de
vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a
água, os ovos eclodem e originam as larvas.
Você imagina onde podem estar esses
recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você...
O mosquito transmissor da dengue vive
dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários, etc.
Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem
parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de
plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...
Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o
mosquito.
Denise Moraes.
Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue: ( ) a aplicação de inseticidas.
( )
o uso de raquetes elétricas.
( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.
Questão 2 – No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los”
retoma: ( ) “Os carros chamados
‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.
Questão 3 – No segmento “[...] é
uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 4 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e
originam as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma
relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na oração “[...] os
ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado poderia
ser substituído por:
( ) “surgem”.
( ) “somem”.
( ) “estouram”.
Questão 6 – Na passagem “Acredite,
eles estão muito próximos de você...”, o verbo destacado
foi empregado para
exprimir:
( ) um alerta. ( ) um pedido.
( )
uma
ordem.
Questão
7 – Releia
este fragmento do texto:
“[...] potes, tanques,
jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...” No fragmento acima, as
reticências indicam:
( ) um clima de suspense. ( ) uma citação incompleta.
( ) a continuação dos locais.
Questão 8 – No período “É por
isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.”, a
expressão grifada introduz: ( ) uma
condição.
( ) uma finalidade. ( ) uma conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário