segunda-feira, 8 de junho de 2020

2º BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 08-06

BOA SEMANA!!!   BOM DIA!!!!

Srs. Pais e Alunos,
Iniciamos o ano letivo falando em PROJETO DE VIDA e PROTAGONISMO JUVENIL.
Jamais imaginamos que naquela semana de 20 de março sairíamos da escola e precisaríamos de um percurso a priorizar estas matérias citadas acima para completar as matérias restantes!!!
A dedicação e a vontade partiu de vocês, pois, vocês não tem o professor no presencial, mas no compromisso de buscar a melhor maneira de chegar às matérias que vocês precisam aprender este ano.
Quero PARABENIZAR aos PAIS e ALUNOS que neste momento de estudo à distância exercitaram a paciência, dedicação, amor e empatia. Foi difícil para todos os lados, mas tenho certeza que muitos atingiram suas metas de estudos em casa a medida do possível.
Enquanto o aluno assiste o CMSP ou TV, eu também estou acompanhando para postar no blog de maneira que vocês possam sentir menos dificuldade.
Sabemos de todas as dificuldades que surgiram no caminho, mas vocês foram os protagonistas e se tornaram mais fortes neste momento, entendendo o quanto é importante o estudo em nossas caminhadas para um futuro promissor no PROJETO DE VIDA.
Os professores também precisaram aprender,  estudar, enfrentar barreiras, mas tenho certeza que juntos sairemos mais fortes nestes aprendizados.
Cada lição fotografada no meu celular foi motivo de orgulho, pois, sei que você se interessou em aprender.
Estou à disposição para dúvidas e esclarecimentos no meu horário de trabalho que às vezes (sempre) ultrapassa um pouquinho!!!
TERMINOU O 1º BIMESTRE E SEI QUE MUITAS DÚVIDAS FICARÃO PENDENTES, mas peço que não desanimem.
Ajudem aquele parente ou amigo que não consegue assistir às aulas, que pensa que está de férias e que será necessário fazer uma recuperação futura.
Quando sentirem insegurança, busquem ajuda de seus TUTORES, este é um recurso que a escola de período integral (PEI) lhes fornece.
Semana de 01 a 05 foi para assistir aulas perdidas, lições pendentes e os professores em planejamento.

Hoje daremos início ao 2° bimestre e da mesma forma continuaremos com as aulas no CMSP/TV, postagem no blog e vocês enviando as tarefas e dúvidas pelo whats, face, blog.

REFLEXÃO

COMO VOCÊ ESTA ESTUDANDO?
ESTÁ COM DÚVIDAS?
FAZ UMA ROTINA DE ACORDO COM O HORÁRIO DA ESCOLA E CENTRO E MÍDIAS?
FEZ UMA AGENDA - HORÁRIO PARA FACILITAR SEUS HORÁRIOS?

OS GRUPOS DE WHATS FACILITAM TODAS AS DÚVIDAS, PERGUNTE!!!

FAÇA NO SEU CADERNO!!!

Ouça e Leia a letra da música "Fico assim sem você", interpretada por Claudinho e
Buchecha.




Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Porque que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim
Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu assim sem você
Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê? Por quê?
Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você
Porque que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo

Disponível em: https://www.letras.mus.br/claudinho-e-buchecha/47176/. Acesso em 08/06/2020.
➢ Depois de ler a letra da música, pense nas consequências do que é dito nela. Por exemplo:
“Avião sem asa”: Não voa, cai.

1. Explicite as consequências desses outros fatos tirados da música:

° Fogueira sem brasa:
° Futebol sem bola:
° Piu-piu sem Frajola:
° Amor sem beijinho:
° Buchecha sem Claudinho:
° Circo sem palhaço:
° Namoro sem amasso:
° Neném sem chupeta:
° Romeu sem Julieta:
° Sou eu assim sem você:
° Carro sem estrada:
° Eu sem você:

2. Agora é a sua vez! Encontre elementos, coisas ou objetos que completem as palavras
abaixo:
Suco sem ____________________________
Amizade sem _________________________
Discoteca sem ________________________
Adolescente sem ______________________
Cadeira sem _________________________
Céu sem ____________________________
Parque sem __________________________
Churrasco sem _______________________
Fogo sem ___________________________
Celular sem _________________________
Namoro sem ________________________
Biblioteca sem _______________________
Cinema sem _________________________
Carnaval sem ________________________
Livro sem ___________________________
Sorvete sem _________________________
Praia sem ___________________________
Poema sem _________________________

3. Nem sempre a falta de algum elemento gera consequências negativas. Termine as frases
abaixo, colocando complementos que trazem consequências positivas.

Vida sem ____________________________
Amor sem ___________________________
Sociedade sem ________________________
Cidade sem __________________________
Escola sem __________________________
Belo Horizonte sem ____________________
Rio sem _____________________________
Floresta sem _________________________
Noite sem ___________________________
Eu sem ______________________________


4.  Faça um desenho que represente a maneira como o eu lírico da canção se sente.

5.A partir da lista feita na atividade 3, faça um rap explorando o lado bom da falta.

6. Já pensou o que seria do professor sem os alunos e dos alunos sem o professor? O que
seria do médico sem os pacientes, o que seria do vendedor sem compradores? Imagine
uma dessas situações e escreva o que aconteceria.

7. Pense em alguém que te faz ou faria falta. Pense na sua vida sem essa pessoa. Escreva uma
carta ou bilhete dizendo a essa pessoa como seria sua vida sem ela.

Atividade proposta por Juliana Leal e desenvolvida
pelo Projeto Redigir, FALE/UFMG.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...