MEUS QUERIDOS!!! MAIS UM INICIO DE SEMANA, VAMOS NOS DEDICAR!!!!
VOCÊ VERÁ QUE VAI VALER A PENA!!!!
SEJA O ORGULHO PARA SEUS PAIS!!!
Na aula do dia 08 de julho eu comecei a aula pedindo para
escrever palavras com S e Z, Lembra?
Depois fizemos uma revisão ortográfica.
Na aula de hoje vamos revisar o uso do “X” e “Ch” nas palavras.
Você sabe como usar?
Consulte no dicionário os verbetes:
CAIXA e FACHADA.
ASSITA AO VÍDEO NO YOUTUBE
Ortografia - Usos do x e ch
III
Depois de entender o uso de
X e CH, escreva as regras no seu caderno de forma resumida.
Vamos treinar?
Leia
a poesia de Cecília Meireles “A chácara do Chico Bolacha.”
Responda no caderno:
1) Depois de
ler o poema em voz alta, você percebeu que existe um som que se repete muito?
Que som é esse? Copie no caderno as palavras que têm este som na poesia.
2) Diz o
poema que na chácara do Chico não se encontra nada. Por quê? O que você acha
que deveríamos encontrar na sua chácara?
3) Se fossemos
completar a poesia dizendo que Chico começou a plantar muitas coisas em sua
chácara, quais desses vegetais caberiam na poesia? Circule os vegetais que
poderiam fazer parte da poesia.
morango
quiabo mexerica
chicória
abacaxi limão
banana
alface tomate
ameixa alcachofra salsinha
|
4) Se a poesia
continuasse assim:
Mas Chico não
gosta que digam isto não
Ele teve um
grande achado
quando veio
o seu cunhado
enxotado de
sua casa
com uma
trouxa na mão.
Chico
Bolacha, com sua mão enfaixada,
foi logo
achando que tinha solução
E aí foi o
cunhado arrastando a enxada
e chutando o
ar
como quem
não gosta disto não.
Como você
escreveria a história de Chico Bolacha? Transforme a poesia em uma história com
esta continuação ou outra, inventada por você.
5)Caça-palavras:
BONS ESTUDOS!
DÚVIDAS? ME PROCURE NO WHATS.
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário