sexta-feira, 17 de julho de 2020

2° BIMESTRE - 6º C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 17/07

BOM DIA! BOM    FINAL DE SEMANA!

A AULA DE 16/07 FOI UMA RETOMADA DE CONTEÚDOS COM O TEMA NARRATIVA - GÊNERO CONTO.

EU COLOQUEI O VÍDEO DO CMSP  COMO REPRISE.

A AULA DE HOJE O TEMA SERÁ FÁBULAS. VOCÊS CONHECEM, CERTO?


NA  FABULA UTILIZAMOS MUITO AS FIGURAS DE LINGUAGEM.

VAMOS RETOMAR?

ANTÍTESE - Consiste no uso de palavras, numa mesma frase, de expressões ou pensamentos de sentidos opostos (contrários).

 

“A  mocidade é uma esperança; a velhice um desengano

COMPARAÇÃO - Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança.


      O meu coração está igual a um céu cinzento.
      O carro dele é rápido como um avião.

METÁFORA - É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.


Minha boca é um túmulo.(guardo segredos)

ONOMATOPÉIA - Consiste na reprodução ou imitação do som ou voz natural dos seres irracionais, ou ruído dos objetos.

        
Com aquele au-au dos cachorros, os gatos desapareceram.

PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO - É uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados.

  
O céu está mostrando sua face mais bela.


ASSISTAM NO YOUTUBE O DESENHO "A CIGARRA E A FORMIGA. - releitura"




NA AULA DE CONTO VOCÊS REVISARAM O ESTAS SITUAÇÕES E APÓS ASSISTIREM O DESENHO PREENCHER NO CADERNO.


RESPONDA:
  1. Você gostou da fábula? Por quê?
  2. O que mais lhe chamou atenção na história?
  3. Em que outras situações da vida real vemos situações parecidas com a vivida pela formiga?
  4. Que sugestão você daria para as “cigarras” que você conhece? E para as “formigas”?
  5. As fábulas são finalizadas com uma moral. Qual a moral desta fábula?
  6. O tempo em que ocorrem os fatos narrados é determinado? 
  7. O narrador participa da história? Que marcas linguísticas o fizeram chegar à resposta dessa questão? 
  8.  Identifique no texto: a) a fala do narrador; b) a fala da Formiga; c) a fala da Cigarra
  9. A Prosopopéia ou Personificação está presente na fábula. Retire do desenho uma fala que representa esta figura de linguagem. 

VOCÊS APRENDERAM TAMBÉM OS TIPOS DE DISCURSO E ESTÁ PRESENTE NAS FÁBULAS

Os discursos são utilizados no gênero narrativo.

Discurso Direto - No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem.

Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.









  1. O réu afirmou: "Sou inocente!"
No discurso indireto, o narrador da história interfere na fala do personagem preferindo suas palavras. Aqui não encontramos as próprias palavras da personagem.








  1. O réu afirmou que era inocente.
DISCURSO INDIRETO LIVRE - No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), ou seja, há intervenções do narrador bem como da fala dos personagens.

  1. O despertador tocou um pouco mais cedo. Vamos lá, eu sei que consigo!
LEIA 

A cigarra e as formigas

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
“Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.”
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
“Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?”
“Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra. “Passei o verão cantando!”
“Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”, disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

RESPONDA:

 1. Qual a pontuação no texto  auxilia a reportar um diálogo ou a fala do personagem? Explique.
A PONTUAÇÃO QUE REPRESENTA A FALA SÃO AS ASPAS.

2. Retire do texto um fragmento de diálogo que exemplifique sua resposta anterior.
“Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.”

3. Retire uma fala do desenho e escreva um discurso direto.
O DISCURSO DIRETO É REPRESENTADO PELO TRAVESSÃO (_)



BOM ESTUDO!

BOM, FINAL DE  SEMANA












Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...