A AULA DE HOJE EU POSTEI ALGUNS DIAS DE ATIVIDADES PARA A SUA CORREÇÃO E REVISÃO. OBSERVE AS SUAS DÚVIDAS E FAÇA A ATIVIDADE SOLICITADA NO FINAL.
02
DE JULHO
RELATO PESSOAL – RESPOSTA PESSOAL
06
DE JULHO
AS RESPOSTAS SÃO PESSOAIS, MAS COLOQUEI EXEMPLOS PARA
REFERÊNCIA.
CHARGE 1
a)
Descreva a ilustração apresentada na charge.
PESSOAL
EXEMPLO:
OS
JORNAIS DE TV EM MUITAS REPORTAGENS NOS MOSTRA A FALTA DE RESPEITO, BADERNA E
BRIGAS NO SENADO FEDERAL.
b)
Por que no lugar do Senado é representado um barraco?
PESSOAL
EXEMPLO:
PELA FALTA DE
ENTENDIMENTO E BRIGAS DOS DEPUTADOS, SENADORES,MINISTROS E ATÉ O PRESIDENTE.
c) A quem parecem se dirigir os insultos proferidos dentro do barraco? Explique sua resposta tomando como base a notícia que estudamos anteriormente.
OS
INSULTOS SÃO PARA O CORONEL
CHARGE 2
D. De
que maneira Sarney é representado nessa charge?
PELA FALTA DE ÉTICA
E. Descreva
a expressão fisionômica da faxineira. A quem ela pode representar nessa charge?
ELA ESTÁ ESPANTADA PORQUE ESTÁ VARRENDO
A ÉTICA DO POLÍTICO E ELA REPRESENTA A POPULAÇÃO BRASILEIRA – A MAIORIA DA CLASSE
TRABALHADORA
F. O que significa a palavra “ética”, juntamente
com um cartão vermelho, ser varrida para debaixo daquele tapete?
CARTÃO VERMELHO PARA A ÉTICA – FORA
ÉTICA, OU SEJA, NÃO ESTÃO PREOCUPADO COM A HONESTIDADE E/OU COM A POPULAÇÃO,
AFINAL ELES NOS REPRESENTAM.
CHARGE 3
g)
Caracterize a expressão fisionômica de Sarney.
PESSOAL
EXEMPLO:
CARA
DE PAISAGEM, SOU FIEL AOS MEUS COMPANHEIROS.
h) Qual é o sentido da fala de Sarney?
OS
POLÍTICOS NUNCA SABEM DE NADA
i) Reflita sobre as charges 2 e 3, considerando a função do Conselho de Ética. O que elas denunciam?
FALTA
DE CARATER DOS POLÍTICOS
J)
Identifique e explique a linguagem verbal, não verbal ou mistas nas charges.
LÍNGUAGEM
REPRESENTADA PELA FALA E AS FIGURAS MISTA OU MULTIMODAL.
09 DE JULHO
PÁGINA 79 E 80 –LIVRO SINGULAR
& PLURAL
1. USAM ROUPAS MAIS FORMAIS: OS HOMENS, POR EXEMPLO, ESTÃO DE GRAVATA E UM
DELES DE TERNO. ESTÃO BEM PENTEADOS E COM “AR” DE SERIEDADE.
URBANOIDE ESTÁ USANDO ÓCULOS ESCUROS, O QUE PARECE POUCO ADEQUADO PARA A
SITUAÇÃO.
2. FORMAL, AS PESSOAS ESTÃO SENTADAS COM BOAPOSTURA E HÁ PAPÉIS SOBRE A
MESA, PODE LEMBRAR UMA REUNIÃO.
3. A. SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS.
B. ENTREVISTA DE TRABALHO, TENTANDO ARRUMAR EMPREGO.
C. NÃO, PORQUE ELE ESTÁ USANDO LINGUAGEM INFORMAL “TÔ”, “FACU”, NÃO É
PRECISO MAIS INFORMAÇÕES “VINTE E POUCOS ANOS” E É INADEQUADO DIZER QUE ODEIA
PROCESSOS SELETIVOS.
D. URBANOIDE É DESLIGADO E SEM PREOCUPAÇÕES COM O MUNDO ADULTO.
E. SIM, URBANOIDE USOU FALAS INADEQUADAS E ISTO LHE CUSTOU A VAGA DE
EMPREGO.
4. A. PODERIA USAR TELEFONAR, ESCREVER UMA CARTA OU E-MAIL.
B. PODERIA FALAR POR TELEFONE, DEIXAR UM RECADO GRAVADO NO CELULAR OU UM
BILHETE.
C. TELEFONAR, BILHETE, E-MAIL
D. AVIAR UMA RECEITA.
5. A. SIM, INFORMAL PORQUE ENVOLVE TELEFONEMA AOS PAIS, AMIGOS QUE SÃO MAIS
INTIMOS.
CARTA OU BILHETE AO DIRETOR É FORMAL, MENOS INTIMIDADE
MÉDICO – LINGUAGEM FORMAL – MAIS TÉCNICA – NOME DE REMÉDIOS
B. SIM. NA LINGUAGEM ESCRITA: UMA CARTA OU BILHETEEXIGEM, POR EXEMPLO,
INDICAÇÃO DE DATA, OS CUMPRIMENTOS À PESSOA A QUEM SERÁ DIRIGIDO, CORPO DA
CARTA OU BILHETE.
C. SIM, CADA TEXTO TERÁ SEU PRÓPRIO CONTEÚDO : UMA CARTA OU
TELEFONEMAPARA AMIGO SÃO TEMAS PESSOAIS, UM BILHETE PARA OS PAIS É MAIS DIRETO
E ESPECÍFICO E PARA UM DIRETOR O ASSUNTO RELACIONADO A ESCOLA E O MÉDICO INDICAÇÕES DE REMÉDIO.
QUAIS OS TEMAS ABORDADOS NOS TRÊS CARTUNS?
1 – O PAI NÃO TINHA ITENS DE INFORMÁTICA
2- FALTA DE COMPROMISSO DO PAI
3 – A INOCÊNCIA DO FILHO REFERINDO-SE À BALA
PERDIDA
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS COMUNS NOS CARTUNS?
Os cartuns são textos humorísticos
caracterizados por histórias breves e gráficas a respeito do comportamento
humano.
QUAIS SÃO OS
PERSONAGENS DOS CARTUNS?
FAMÍLIAS ( PAIS E
FILHOS)
POR QUE OS AUTORES ESCOLHERAM ESTES PERSONAGENS?
FATOS – ASSUNTOS DOS COTIDIANOS FAMILIARES
QUAL O TIPO DE
LINGUAGEM ESTÁ PRESENTE NOS TEXTOS? CITE EXEMPLOS.
CONOTATIVA – BALA
PERDIDA
ESTES CARTUNS
RETRATAM A ATUALIDADE? POR QUE?
SIM, PORQUE OS
FILHOS NÃO SAEM DO COMPUTADOR, CELULAR, ETC
ONDE ENCONTRAMOS
ESTE TIPO DE TEXTO? EXPLIQUE.
JORNAL, RESPOSTA
PESSOAL
QUAIS PALAVRAS
REPRESENTAM HUMOR NOS CARTUNS?
O QUE VOCÊS USAVAM
NA ESCOLA PAI? A CABEÇA.
10 DE JULHO
CANECA
Que desenhos têm neste
texto?COPO DE AGUÁ, GARRAFA DE ÀGUA E CANECA
O que o caneco está
falando? ADOTE UM COPO DE ÁGUA
E na plaquinha do
outro caneco, o que está escrito? ME ADOTE
Vamos ler o restante
do texto?
Por que vocês acham
que o copinho está pedindo para ser adotado? REDUZIR OS DESCARTÁVEIS, UM
PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL
O que se espera que as
pessoas façam ao ler esse folheto? NÃO USEM MAIS COPOS DESCARTÁVEIS E ADQUIRA
UMA CANECA DE USO PESSOAL.
Onde este texto pode
ser encontrado? JORNAL, OUTDOOR, FOLHETOS DE PROPAGANDA, ETC
Qual
é o tipo textual? FOLHETO INFORMATIVO
CACHORRO
Qual a foto que está
no texto? CACHORRO PERDIDO
Qual o o título do
texto? PROCURA-SE
Quem deve ter escrito
o texto? DONO DO CACHORRO
Para que ele foi
escrito? PARA QUEM ENCONTRAR O CACHORRO
Vamos ler o restante
do texto?
Por que o anunciante
informou as características do animal e forneceu seus telefones?
PARA QUEM ENCONTRÁ-LO SABER ONDE DEVOLVER E QUE TEM DONO
Quanto à linguagem, é
verbal, não verbal ou mista? Explique.
MISTA, TEM A ESCRITA E
UMA FOTO
receita
- Qual o
título do texto? receita
- Vamos ler o
texto?
- Qual o seu
assunto? Suco de limão
- Para que
ele serve? Para saber os ingredientes e como prepara-la
- O texto é
dividido em duas partes. Quais são elas? Ingredientes e modo de preparo
- Onde o
texto pode ser encontrado? Livro de receitas, revistas,
Bilhete
- Vamos ler o
texto?
- Quem o
escreveu? O que ele disse? Rafael, fui á casa do Rodrigo e a mãe dele vai
me trazer à noite
- Para quem o
texto foi escrito? Mamãe
- Por que
Rafael escreveu este texto? Para a mãe não ficar preocupada e saber onde
ele está
- Como é
chamado esse tipo de texto? Bilhete
- Onde o
texto pode ser encontrado? Escritório, casa, escola
Receita de bolo – pessoal
13 de julho – aula interdisciplinar – vídeo aula
16 de Julho
O conto da mentira
Questão 1 – Identifique
a ordem dos acontecimentos no conto:
(
) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(
) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(
) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(
) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A
sequência correta é:
a) 1, 2,
3, 4.
b) 4, 2,
3, 1.
c) 4, 3,
1, 2.
d) 2, 1,
4, 3.
Questão 2
– O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
Quando ele deixou de ganhar a bicicleta do programa de
televisão.
Questão 3
– Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique
por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
O fato de Felipe, quando criança, não ter ganhado a
bicicleta, em consequência de suas mentiras, fez com que reduzisse e até
parasse de contá-las. Porém, agora, adulto, pode criar histórias sem medo e sem
receio, visto que faz parte de sua profissão: escritor.
Questão 4
– Justifique o emprego das aspas no conto:
As aspas foram utilizadas, ao longo do conto, para a
demarcação das falas dos personagens (Felipe, a sua mãe e o seu pai),
diferenciando-as do que foi dito pelo narrador do conto.
Questão 5
– Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe
tentava assustá-lo [...]”.Refere ao
“garoto Felipe”.
b)
“Felipe ria na cara dela [...]”.Refere-se à “mãe”.
c) “A
moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da
bicicleta.”. Refere-se à “apresentadora de TV”.
d) “Até
que um dia deixou de contá-las.”. Refere-se
às “mentiras”.
Questão 6
– Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá
( está) mentindo é você! Não existe
ninguém de madeira!”.
b)
“Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c)
“Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a
história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...”.
ATIVIDADE
APÓS REVER AS SUAS ATIVIDADES E HABILIDADES FRÁGEIS, FAÇA UM RELATO NO SEU CADERNO DAS SUAS DÚVIDAS, POIS NA PRÓXIMA SEMANA TEREMOS UMA SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS DE REVISÃO.
DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS.
TERMINOU° ENVIE NO MEU PRIVADO.
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário