quinta-feira, 23 de julho de 2020

2° BIMESTRE - 6° C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 23/7

BOA TARDE!

A AULA DE HOJE EU POSTEI ALGUNS DIAS DE ATIVIDADES PARA A SUA CORREÇÃO E REVISÃO. OBSERVE AS SUAS DÚVIDAS E FAÇA A ATIVIDADE SOLICITADA NO FINAL.


02 DE JULHO

RELATO PESSOAL – RESPOSTA PESSOAL


06 DE JULHO
AS RESPOSTAS SÃO PESSOAIS, MAS COLOQUEI EXEMPLOS PARA REFERÊNCIA.
CHARGE 1
a)     Descreva a ilustração apresentada na charge.

PESSOAL
EXEMPLO:

OS JORNAIS DE TV EM MUITAS REPORTAGENS NOS MOSTRA A FALTA DE RESPEITO, BADERNA E BRIGAS NO SENADO FEDERAL.

b)    Por que no lugar do Senado é representado um barraco?

PESSOAL

EXEMPLO:
PELA FALTA DE ENTENDIMENTO E BRIGAS DOS DEPUTADOS, SENADORES,MINISTROS E ATÉ O PRESIDENTE.

c) A quem parecem se dirigir os insultos proferidos dentro do barraco? Explique sua resposta tomando como base a notícia que estudamos anteriormente.

OS INSULTOS SÃO PARA O CORONEL

CHARGE 2
D.    De que maneira Sarney é representado nessa charge?
PELA FALTA DE ÉTICA
E.    Descreva a expressão fisionômica da faxineira. A quem ela pode representar nessa charge?
ELA ESTÁ ESPANTADA PORQUE ESTÁ VARRENDO A ÉTICA DO POLÍTICO E ELA REPRESENTA A  POPULAÇÃO BRASILEIRA – A MAIORIA DA CLASSE TRABALHADORA
F.     O que significa a palavra “ética”, juntamente com um cartão vermelho, ser varrida para debaixo daquele tapete?
CARTÃO VERMELHO PARA A ÉTICA – FORA ÉTICA, OU SEJA, NÃO ESTÃO PREOCUPADO COM A HONESTIDADE E/OU COM A POPULAÇÃO, AFINAL ELES NOS REPRESENTAM.

CHARGE 3
g) Caracterize a expressão fisionômica de Sarney.

PESSOAL
EXEMPLO:
CARA DE PAISAGEM, SOU FIEL AOS MEUS COMPANHEIROS.

h) Qual é o sentido da fala de Sarney?

OS POLÍTICOS NUNCA SABEM DE NADA

i) Reflita sobre as charges 2 e 3, considerando a função do Conselho de Ética. O que elas denunciam?
FALTA DE CARATER DOS POLÍTICOS
J) Identifique e explique a linguagem verbal, não verbal ou mistas nas charges.

LÍNGUAGEM REPRESENTADA PELA FALA E AS FIGURAS MISTA OU MULTIMODAL.

09 DE JULHO                                                


PÁGINA 79 E 80 –LIVRO SINGULAR & PLURAL  

1.      USAM ROUPAS MAIS FORMAIS: OS HOMENS, POR EXEMPLO, ESTÃO DE GRAVATA E UM DELES DE TERNO. ESTÃO BEM PENTEADOS E COM “AR” DE SERIEDADE.
URBANOIDE ESTÁ USANDO ÓCULOS ESCUROS, O QUE PARECE POUCO ADEQUADO PARA A SITUAÇÃO.

2.      FORMAL, AS PESSOAS ESTÃO SENTADAS COM BOAPOSTURA E HÁ PAPÉIS SOBRE A MESA, PODE LEMBRAR UMA REUNIÃO.
3.      A. SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS.
B. ENTREVISTA DE TRABALHO, TENTANDO ARRUMAR EMPREGO.
C. NÃO, PORQUE ELE ESTÁ USANDO LINGUAGEM INFORMAL “TÔ”, “FACU”, NÃO É PRECISO MAIS INFORMAÇÕES “VINTE E POUCOS ANOS” E É INADEQUADO DIZER QUE ODEIA PROCESSOS SELETIVOS.
D. URBANOIDE É DESLIGADO E SEM PREOCUPAÇÕES COM O MUNDO ADULTO.
E. SIM, URBANOIDE USOU FALAS INADEQUADAS E ISTO LHE CUSTOU A VAGA DE EMPREGO.

4.      A. PODERIA USAR TELEFONAR, ESCREVER UMA CARTA OU E-MAIL.
B. PODERIA FALAR POR TELEFONE, DEIXAR UM RECADO GRAVADO NO CELULAR OU UM BILHETE.
C. TELEFONAR, BILHETE, E-MAIL
D. AVIAR UMA RECEITA.

5.      A. SIM, INFORMAL PORQUE ENVOLVE TELEFONEMA AOS PAIS, AMIGOS QUE SÃO MAIS INTIMOS.
CARTA OU BILHETE AO DIRETOR É FORMAL, MENOS INTIMIDADE
MÉDICO – LINGUAGEM FORMAL – MAIS TÉCNICA – NOME DE REMÉDIOS
B. SIM. NA LINGUAGEM ESCRITA: UMA CARTA OU BILHETEEXIGEM, POR EXEMPLO, INDICAÇÃO DE DATA, OS CUMPRIMENTOS À PESSOA A QUEM SERÁ DIRIGIDO, CORPO DA CARTA OU BILHETE.
C. SIM, CADA TEXTO TERÁ SEU PRÓPRIO CONTEÚDO : UMA CARTA OU TELEFONEMAPARA AMIGO SÃO TEMAS PESSOAIS, UM BILHETE PARA OS PAIS É MAIS DIRETO E ESPECÍFICO E PARA UM DIRETOR O ASSUNTO RELACIONADO  A ESCOLA E O MÉDICO INDICAÇÕES DE REMÉDIO.


QUAIS OS TEMAS ABORDADOS NOS TRÊS CARTUNS?

1 – O PAI NÃO TINHA ITENS DE INFORMÁTICA
2- FALTA DE COMPROMISSO DO PAI
3 – A INOCÊNCIA DO FILHO REFERINDO-SE À BALA PERDIDA


QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS COMUNS NOS CARTUNS?

Os cartuns são textos humorísticos caracterizados por histórias breves e gráficas a respeito do comportamento humano.

QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DOS CARTUNS?           

FAMÍLIAS ( PAIS E FILHOS)


POR QUE OS AUTORES ESCOLHERAM ESTES PERSONAGENS?

FATOS – ASSUNTOS DOS COTIDIANOS FAMILIARES

QUAL O TIPO DE LINGUAGEM ESTÁ PRESENTE NOS TEXTOS? CITE EXEMPLOS.
CONOTATIVA – BALA PERDIDA
ESTES CARTUNS RETRATAM A ATUALIDADE? POR QUE?
SIM, PORQUE OS FILHOS NÃO SAEM DO COMPUTADOR, CELULAR, ETC
ONDE ENCONTRAMOS ESTE TIPO DE TEXTO? EXPLIQUE.
JORNAL, RESPOSTA PESSOAL
QUAIS PALAVRAS REPRESENTAM HUMOR NOS CARTUNS? 
O QUE VOCÊS USAVAM NA ESCOLA PAI? A CABEÇA.

10 DE JULHO
CANECA
Que desenhos têm neste texto?COPO DE AGUÁ, GARRAFA DE ÀGUA E CANECA
O que o caneco está falando? ADOTE UM COPO DE ÁGUA
E na plaquinha do outro caneco, o que está escrito? ME ADOTE
Vamos ler o restante do texto?
Por que vocês acham que o copinho está pedindo para ser adotado? REDUZIR OS DESCARTÁVEIS, UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL
O que se espera que as pessoas façam ao ler esse folheto? NÃO USEM MAIS COPOS DESCARTÁVEIS E ADQUIRA UMA CANECA DE USO PESSOAL.
Onde este texto pode ser encontrado?   JORNAL, OUTDOOR, FOLHETOS DE PROPAGANDA, ETC
Qual é o tipo textual? FOLHETO INFORMATIVO      
CACHORRO
Qual a foto que está no texto? CACHORRO PERDIDO
Qual o o título do texto? PROCURA-SE
Quem deve ter escrito o texto? DONO DO CACHORRO
Para que ele foi escrito? PARA QUEM ENCONTRAR O CACHORRO
Vamos ler o restante do texto?
Por que o anunciante informou as características do animal e forneceu seus telefones?   PARA QUEM ENCONTRÁ-LO SABER ONDE DEVOLVER E QUE TEM DONO
Quanto à linguagem, é verbal, não verbal ou mista? Explique.
MISTA, TEM A ESCRITA E UMA FOTO
receita
  • Qual o título do texto? receita
  • Vamos ler o texto?
  • Qual o seu assunto? Suco de limão
  • Para que ele serve? Para saber os ingredientes e como prepara-la
  • O texto é dividido em duas partes. Quais são elas? Ingredientes e modo de preparo
  • Onde o texto pode ser encontrado?   Livro de receitas, revistas,
Bilhete
  • Vamos ler o texto?
  • Quem o escreveu? O que ele disse? Rafael, fui á casa do Rodrigo e a mãe dele vai me trazer à noite
  • Para quem o texto foi escrito? Mamãe
  • Por que Rafael escreveu este texto? Para a mãe não ficar preocupada e saber onde ele está
  • Como é chamado esse tipo de texto? Bilhete
  • Onde o texto pode ser encontrado? Escritório, casa, escola
Receita de bolo – pessoal

13 de julho – aula interdisciplinar – vídeo aula

16 de Julho
O conto da mentira
  Questão 1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.

A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.

Questão 2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
Quando ele deixou de ganhar a bicicleta do programa de televisão.

Questão 3 – Releia:

“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”

Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

O fato de Felipe, quando criança, não ter ganhado a bicicleta, em consequência de suas mentiras, fez com que reduzisse e até parasse de contá-las. Porém, agora, adulto, pode criar histórias sem medo e sem receio, visto que faz parte de sua profissão: escritor.
Questão 4 – Justifique o emprego das aspas no conto:
As aspas foram utilizadas, ao longo do conto, para a demarcação das falas dos personagens (Felipe, a sua mãe e o seu pai), diferenciando-as do que foi dito pelo narrador do conto.

Questão 5 – Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe tentava assustá-lo [...]”.Refere ao “garoto Felipe”.

b) “Felipe ria na cara dela [...]”.Refere-se à “mãe”.

c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”. Refere-se à “apresentadora de TV”.

d) “Até que um dia deixou de contá-las.”. Refere-se às “mentiras”.

Questão 6 – Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá  ( está) mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...”.

ATIVIDADE

APÓS REVER AS SUAS ATIVIDADES E HABILIDADES FRÁGEIS, FAÇA UM RELATO NO SEU CADERNO DAS SUAS DÚVIDAS, POIS NA PRÓXIMA SEMANA TEREMOS UMA SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS DE REVISÃO.

DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS.
TERMINOU° ENVIE NO MEU PRIVADO.

BONS ESTUDOS!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...