quinta-feira, 2 de julho de 2020

2° bimestre - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 02/07

BOM DIA!

AS PROFESSORAS DANIELLY DE SOUZA E ANDREA PAULLON NO DIA 30 NO CMSP EXPLICARAM SOBRE CARTA NA ESFERA LITERÁRIA E INICIARAM A AULA COM 3 PERGUNTAS.

1. O QUE SÃO SENTIDOS CONOTATIVOS E DENOTATIVOS?

DENOTATIVO - SENTIDO REAL DA PALAVRA (DICIONÁRIO) E
CONOTATIVO - SENTIDO FIGURADO

2. VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM POÉTICA?

APRESENTA-SE MUITAS VEZES NO SENTIDO FIGURADO, BEM EXPRESSIVA E COM EMOÇÃO.

3. ENCONTRAMOS POESIA SOMENTE EM POEMAS?

ENCONTRAMOS A POESIA NOS POEMAS, MAS TAMBÉM EM TEXTOS EM PROSA.


COM CERTEZA VOCÊS JÁ RESPONDERAM NO CADERNO

ELAS APRESENTARAM UMA CARTA DE AMOR DE UMA FREIRA PORTUGUESA E PERCEBEMOS QUE A POESIA NÃO ESTÁ SÓ EM POEMAS PORQUE O SENTIDO CONOTATIVO (FIGURADO) PODE COMPOR VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS.

AS PROFESSORAS TAMBÉM EXPLICARAM A FIGURA DE LINGUAGEM QUE VOCÊS JÁ CONHECEM DE AULAS ANTERIORES.

HIPÉRBOLE - QUANDO EXPRESSAMOS NOSSAS IDEIAS DE FORMA EXAGERADA. ESSA FIGURA DE LINGUAGEM RESSALTA UM FATO OU SENTIMENTO E DAR MAIS ÊNFASE A ELE.

QUER REVER A AULA?

O VÍDEO ESTÁ ABAIXO.


VAMOS ANALISAR O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA?

LEIA A LETRA E OUÇA A CANÇÃO
POR VOCÊ (FREJAT)

Por você eu dançaria tango no teto
Eu limparia os trilhos do metrô
Eu iria a pé do Rio a Salvador
Eu aceitaria a vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Eu tomaria banho gelado no inverno
Por você eu deixaria de beber
Por você eu ficaria rico num mês
Eu dormiria de meia pra virar burguês
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo o dia a mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Por você conseguiria até ficar alegre
Pintaria todo o céu de vermelho
Eu teria mais herdeiros que um coelho
Eu aceitaria a vida como ela é
Viajaria à prazo pro inferno
Eu tomaria banho gelado no inverno
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo o dia a mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Fonte: LyricFind
Compositores: Mauricio Barros / Mauro Santa Cecilia / Roberto Frejat
Letras de Por Você © Warner Chappell Musica
1. A LETRA DA MÚSICA FOI ESCRITA COM LINGUAGEM:
A) FORMAL
B) INFORMAL
C) COLOQUIAL
2. QUAL É A MENSAGEM DA MÚSICA?
3. RETIRE DA LETRA DA MÚSICA UMA EXPRESSÃO QUE CARACTERIZA EXAGERO.
EU DIRIA QUE "DANÇAR TANGO NO TETO" POR UMA MULHER É UM EXAGERO. E VOCÊ?
4. COMO A LETRA DA  MÚSICA CARACTERIZA UM ESTADO EMOCIONAL ?
5. RETIRE DA LETRA DA MÚSICA UM PALAVRA NO SENTIDO DENOTATIVO E EXPLIQUE.
6. RETIRE DA LETRA DA MÚSICA UMA EXPRESSÃO DE SENTIDO CONOTATIVO E EXPLIQUE.
7. Em quais enunciados abaixo foi utilizada hipérbole?
I. Eu gosto muito dessa apresentadora! Costumo assistir ao programa dela.
II. Você viu o menino que estava furioso com a derrota do time?
III. Eu tenho pavor de gente mal-educada.
IV. Nós vamos nos derreter nesse calor...
Responda
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II, III e IV.
8.  Acrescente, nos enunciados seguintes, expressões que usem hipérbole para dar efeito ao sentido pretendido.

a) Estou com fome.
b) Quero muito viajar.
c) Eu já vi muitas vezes esse filme.
9. Na aula passada nós falamos de carta pessoal e de reclamação e você escreveu uma carta para Deus. Que linguagem você usou?
Escreva uma carta pessoal para um amigo explicando o que está acontecendo no seu bairro com o covid.
Não esqueça da data, remetente (Querido amigo), (Olá amigo) e assine a carta (Até breve!!)

Bons estudos! 
Terminou? Mande a lição no whats.








Um comentário:

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...