quinta-feira, 16 de julho de 2020

2º bimestre - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 16/07

BOM DIA!!!

A AULA PASSADA O TEMA FOI PREPOSIÇÃO.

VAMOS REVER A AULA NO CMSP?
10/07 - 7° ano EF - Língua Portuguesa - Ligando e significando




PREPOSIÇÃO SÃO PALAVRAS INVARIÁVEIS QUE TEM A FUNÇÃO DE LIGAR DOIS TERMOS E ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE ELES.

OBSERVE O EXEMPLO:

ROMERO TOCA A BOLA  DE CABEÇA. - DE - PREPOSIÇÃO.

VAMOS REVER ALGUMAS PREPOSIÇÕES?

A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, PARA, POR, E MUITO MAIS.

QUANDO DUAS OU MAIS PALAVRAS SE JUNTAM COM VALOR DE PREPOSIÇÃO, TEMOS UMA LOCUÇÃO PREPOSITIVA.

EXEMPLO:

VEMOS A VIOLÊNCIA A CAMPEAR FORA DE ESTÁDIOS.

A LOCUÇÃO É FORA DE

ÀS VEZES, A PREPOSIÇÃO SE UNE A UMA PALAVRA, RESULTANDO OUTRA PALAVRA.

A+O= AO
A + ONDE = AONDE
DE+O = DO
DE+ESTA= DESTA

NESTES CASOS DIZEMOS QUE HOUVE UMA CONTRAÇÃO DA PREPOSIÇÃO COM PALAVRAS DE OUTRAS CLASSES GRAMATICAIS.

AGORA QUE VOCÊS APRENDERAM UM POUCO MAIS SOBRE PREPOSIÇÃO, VAMOS AOS EXERCÍCIOS.

LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.

Ler é se aventurar entre as palavras

    Estamos envolvidos num mundo repleto de símbolos, imagens, códigos, textos e contextos que despertam a nossa curiosidade e imaginação. As diversidades de linguagens são indicadores fundamentais para nossas crianças, desde o momento ___ que ingressam na escola (na educação infantil) até o aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação – aspectos que são o fio condutor para o desenvolvimento e a evolução do ser humano no seu ingresso à vida adulta. Atualmente, ouvimos falar muito sobre a necessidade de os professores despertarem o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos e, com isso, buscamos diversas maneiras de incentivar as crianças e jovens a perceberem a riqueza dessa habilidade.
Regina M. de Oliveira Conrado. “Ler é se aventurar entre as palavras”. Revista Profissão Mestre, abr. 2012.

Questões

Questão 1 – O título contém uma preposição. Identifique-a:
(     ) “se”
(     ) “entre”
(     ) “as”

Questão 2 – Assinale a alternativa em que a preposição preencheu corretamente a oração:
(     ) “[…] desde o momento com que ingressam na escola […]”
(     ) “[…] desde o momento de que ingressam na escola […]”
(     ) “[…] desde o momento em que ingressam na escola […]”

Questão 3 – No trecho “Atualmente, ouvimos falar muito sobre a necessidade de os professores […]”, a preposição “sobre” exprime a ideia de:
(     ) assunto
(     ) finalidade
(     ) instrumento

Questão 4 – Em “[…] o prazer pela leitura […]”, o termo sublinhado é a contração:
(     ) da preposição “per” com o artigo definido “a”.
(     ) da preposição “per” com o pronome pessoal “ela”.
(     ) da preposição “per” com o pronome demonstrativo “a”.

Questão 5 – Na passagem “[…] buscamos diversas maneiras de incentivar as crianças e jovens a perceberem a riqueza dessa habilidade.”, o “a” destacado é:
(     ) preposição
(     ) artigo definido
(     ) pronome pessoal oblíquo
QUESTÃO 6 - RETIRE DOIS VERBETES DO TEXTO E PROCURE O SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO.
QUESTÃO 7 - RETIRE 2 PALAVRAS-CHAVE DO TEXTO.

QUESTÃO 8OBSERVE O CARTAZ DE CAMPANHA E RESPONDE O QUE SE PEDE.

A.    COMO PODEMOS INTERPRETAR A IMAGEM DO CARTAZ?
B.    QUAL É A FINALIDADE DESTE CARTAZ?
C.   QUAIS AS INSTITUIÇÕES ESTÃO PROMOVENDO ESTA CAMPANHA?
D.   RELEIA O SLOGAN DO CARTAZ: “CARTÃO VERMELHO PARA O RACISMO”. QUE PREPOSIÇÃO APARECE NO SLOGAN? QUAL A RELAÇÃO QUE ESTA PREPOSIÇÃO ESTABELECE COM A EXPRESSÃO CARTAO VERMELHO?
E.    CHAMAMOS DE CONTRAÇÃO A JUNÇÃO DE PREPOSIÇÃO COM PALAVRAS  DE OUTRAS CLASSES  GRAMATICAIS.

NA FRASES “ A REGRA É CLARA: PRECONCEITO NÃO FAZ PARTE DO JOGO”, IDENTIFIQUE A CONTRAÇÃO E EXPLIQUE DE QUE MANEIRA É FORMADA.
BONS ESTUDOS.
DÚVIDAS? CHAME NO WHATS.
TERMINOU? MANDO NO PRIVADO.

FONTES: PLANO DE AULA PCG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...