A AULA PASSADA O TEMA FOI PREPOSIÇÃO.
VAMOS REVER A AULA NO CMSP?
10/07 - 7° ano EF - Língua Portuguesa - Ligando e significando
PREPOSIÇÃO SÃO PALAVRAS INVARIÁVEIS QUE TEM A FUNÇÃO DE LIGAR DOIS TERMOS E ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE ELES.
OBSERVE O EXEMPLO:
ROMERO TOCA A BOLA DE CABEÇA. - DE - PREPOSIÇÃO.
VAMOS REVER ALGUMAS PREPOSIÇÕES?
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, PARA, POR, E MUITO MAIS.
QUANDO DUAS OU MAIS PALAVRAS SE JUNTAM COM VALOR DE PREPOSIÇÃO, TEMOS UMA LOCUÇÃO PREPOSITIVA.
EXEMPLO:
VEMOS A VIOLÊNCIA A CAMPEAR FORA DE ESTÁDIOS.
A LOCUÇÃO É FORA DE
ÀS VEZES, A PREPOSIÇÃO SE UNE A UMA PALAVRA, RESULTANDO OUTRA PALAVRA.
A+O= AO
A + ONDE = AONDE
DE+O = DO
DE+ESTA= DESTA
NESTES CASOS DIZEMOS QUE HOUVE UMA CONTRAÇÃO DA PREPOSIÇÃO COM PALAVRAS DE OUTRAS CLASSES GRAMATICAIS.
AGORA QUE VOCÊS APRENDERAM UM POUCO MAIS SOBRE PREPOSIÇÃO, VAMOS AOS EXERCÍCIOS.
LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
Ler é se aventurar entre as palavras
Estamos envolvidos num mundo repleto de símbolos, imagens, códigos, textos e contextos que despertam a nossa curiosidade e imaginação. As diversidades de linguagens são indicadores fundamentais para nossas crianças, desde o momento ___ que ingressam na escola (na educação infantil) até o aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação – aspectos que são o fio condutor para o desenvolvimento e a evolução do ser humano no seu ingresso à vida adulta. Atualmente, ouvimos falar muito sobre a necessidade de os professores despertarem o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos e, com isso, buscamos diversas maneiras de incentivar as crianças e jovens a perceberem a riqueza dessa habilidade.
Regina M. de Oliveira Conrado. “Ler é se aventurar entre as palavras”. Revista Profissão Mestre, abr. 2012.
Questões
Questão 1 – O título contém uma preposição. Identifique-a:
( ) “se”
( ) “entre”
( ) “as”
Questão 2 – Assinale a alternativa em que a preposição preencheu corretamente a oração:
( ) “[…] desde o momento com que ingressam na escola […]”
( ) “[…] desde o momento de que ingressam na escola […]”
( ) “[…] desde o momento em que ingressam na escola […]”
Questão 3 – No trecho “Atualmente, ouvimos falar muito sobre a necessidade de os professores […]”, a preposição “sobre” exprime a ideia de:
( ) assunto
( ) finalidade
( ) instrumento
Questão 4 – Em “[…] o prazer pela leitura […]”, o termo sublinhado é a contração:
( ) da preposição “per” com o artigo definido “a”.
( ) da preposição “per” com o pronome pessoal “ela”.
( ) da preposição “per” com o pronome demonstrativo “a”.
Questão 5 – Na passagem “[…] buscamos diversas maneiras de incentivar as crianças e jovens a perceberem a riqueza dessa habilidade.”, o “a” destacado é:
( ) preposição
( ) artigo definido
( ) pronome pessoal oblíquo
QUESTÃO 6 - RETIRE DOIS VERBETES DO TEXTO E PROCURE O SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO.
QUESTÃO 7 - RETIRE 2 PALAVRAS-CHAVE DO TEXTO.
QUESTÃO 8 - OBSERVE O CARTAZ DE CAMPANHA E RESPONDE O QUE SE PEDE.
QUESTÃO 8 - OBSERVE O CARTAZ DE CAMPANHA E RESPONDE O QUE SE PEDE.
A.
COMO
PODEMOS INTERPRETAR A IMAGEM DO CARTAZ?
B.
QUAL
É A FINALIDADE DESTE CARTAZ?
C.
QUAIS
AS INSTITUIÇÕES ESTÃO PROMOVENDO ESTA CAMPANHA?
D.
RELEIA
O SLOGAN DO CARTAZ: “CARTÃO VERMELHO PARA O RACISMO”. QUE PREPOSIÇÃO APARECE NO
SLOGAN? QUAL A RELAÇÃO QUE ESTA PREPOSIÇÃO ESTABELECE COM A EXPRESSÃO CARTAO
VERMELHO?
E.
CHAMAMOS
DE CONTRAÇÃO A JUNÇÃO DE PREPOSIÇÃO COM PALAVRAS DE OUTRAS CLASSES GRAMATICAIS.
NA
FRASES “ A REGRA É CLARA: PRECONCEITO NÃO FAZ PARTE DO JOGO”, IDENTIFIQUE A
CONTRAÇÃO E EXPLIQUE DE QUE MANEIRA É FORMADA.
BONS ESTUDOS.
DÚVIDAS? CHAME NO WHATS.
TERMINOU? MANDO NO PRIVADO.
FONTES: PLANO DE AULA PCG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário