Bom dia! Boa
semana! Bons estudos!
No 2º
bimestre muitas habilidades foram aprendidas e revisadas.
- Leitura e
interpretação de diversos gêneros jornalísticos, fábula, contos e mais, verbos,
tipos de linguagens, pronomes, etc
Se a
AVALIAÇÃO fosse hoje, Como você se sairia?
Vamos testar
agora! No dia 11 de agosto será AAP (avaliação de aprendizagem e processo) do 2° bimestre.
Leia os
textos abaixo como se fosse uma AAP e responda no caderno.
Pare! Pense!
Analise!
Leia e responda as questões 1 e 2
Robô se equilibra em uma ou duas
pernas graças à tecnologia usada em drones
Por Natalie
Rosa /07 de Outubro às 20h40
Depois dos
robôs que correm, pulam obstáculos e abrem portas, muitos deles desenvolvidos
pela Boston Dynamics, chegou a hora de novas máquinas fazerem diferentes
atividades.
A Caltech,
Instituto de Tecnologia da Califórnia, está criando um robô que, graças à uma tecnologia
usada em drones, consegue se equilibrar perfeitamente, até mesmo com um pé só.
Batizado de
Leonardo — abreviação para LEgs ONboARD drOne (drone com pernas a bordo, na
tradução literal), a máquina conta com duas pernas, além de propulsores de drone
no lugar dos braços, permitindo então o seu equilíbrio pleno.
De acordo com
os desenvolvedores do autômato, o robô pode ser usado desde projetos para
ambulâncias voadoras até missões em Marte, ambos com a necessidade de outro
tipo de máquina de apoio.
Os
pesquisadores destacam também que o robô pode não só caminhar ou correr em
terra plana, como também em solo com obstáculos pequenos, que podem ser
evitados com pequenos pulos.
Disponível
em: <https://canaltech.com.br/robotica/robo-leonardo-consegue-se-equilibrar-em-duas-pernas-gracas-a-tecnologia-de-drone-151771/>.
Acesso em: 8 out. 2019. (adaptado)
Questão 01 - Localizar Informação explícita em um texto.
De acordo com
o texto, uma das possíveis utilizações do robô Leonardo é
A) o auxílio
na abertura de portas.
B) a criação
de obstáculos em solos planos.
C) a
aplicação em missões espaciais em Marte.
D) a
modernização de indústrias de automóveis.
Questão 02 - Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.
No trecho
“[...] permitindo então o seu equilíbrio pleno.”, o termo destacado faz referência
à Palavra:
A) “máquina”.
B) “drone”.
C) “pernas”.
D) “solo”.
Leia a
notícia e responda a questão 3 e 4
A mãe que perdeu 2 filhos para o
sarampo por acreditar em ‘fake news’ sobre vacinas
21 junho 2019
As Filipinas
vivem um surto de sarampo. Mais de 35 mil pessoas foram infectadas e quase 500
morreram desde o começo do ano.
Arlyn B.
Calos perdeu dois filhos por causa da doença, no intervalo de uma semana, no
ano passado.
Ela conta que
não vacinou as crianças porque havia lido notícias falsas dizendo que a vacina
fazia muito mal.
“Sinto raiva,
porque eu não deveria ter dado ouvidos à TV e ao Facebook. Deveria ter
protegido meus filhos, assim eles não teriam pegado sarampo”, desabafa.
Há uma vacina
segura e efetiva disponível, mas controvérsias a respeito de uma nova vacina
contra a dengue, chamada Dengvaxia, espalharam informações incorretas e
sensacionalistas.
“Nas notícias
e até no Facebook diziam que muitas crianças morreram. Por isso, eu tinha medo
de vaciná-los. Hoje, eu sei que nenhuma vacina causa a morte de crianças, nem a
do sarampo, nem a da dengue”.
Embora haja
investigações em curso sobre a Dengxavia, não foi comprovada a relação entre a
vacina e as mortes de crianças.
Apesar disso,
alguns pais ainda ignoram as campanhas de vacinação.
“Foi muito
difícil perder dois filhos, mas estou me recuperando. Quando tiver filhos
novamente, não vou hesitar em vaciná-los para que fiquem seguros”, diz Arlyn.
Disponível
em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48726373>. Acesso em:
26 jun. 2019. (adaptado)
Controvérsias: discussão, disputa de opiniões
diferentes sobre um assunto.
Questão 03 – Identificar aspectos
linguísticos (substantivo, adjetivo, artigo)
Substantivo – nome
Adjetivo - qualidade
Artigo - o, a, os, as, um, uma
Em “Mas
controvérsias a respeito de uma nova vacina contra a dengue, chamada Dengvaxia,
espalharam informações incorretas e sensacionalistas”, o substantivo “vacina”
ganha uma característica que é do
(A)
substantivo “Dengvaxia”.
(B) adjetivo
“nova”.
(C) artigo
indefinido “uma”.
(D)
substantivo “dengue”.
Questão 04 – Inferir informação
implícita em textos
O texto
mostra que
(A) as fake
news sobre perigo das vacinas contra o sarampo levaram duas crianças à morte.
(B) o surto
de sarampo, que matou pessoas nas Filipinas, aconteceu devido às fake news.
(C) as
discussões a respeito da vacina Dengvaxia revelam os responsáveis pelo surto de
sarampo.
(D) a nova
vacina Dengvaxia produzida contra a dengue foi a responsável pela morte das
crianças.
Leia o texto e responda as questões 5
A formiga e a
pomba
Esopo
Uma formiga,
sedenta, desceu a uma fonte e, arrastada pela correnteza, estava para
afogar-se. Uma pomba, ao ver isso, arrancou um galho de uma árvore e o jogou na
fonte. Subindo nele, a formiga salvou-se. Um caçador de pássaros, depois disso,
avançou com uma armadilha de galhinhos para prender a pomba. A formiga, vendo
isso, mordeu o pé do caçador, que, com a dor, atirou fora os galhinhos, e
imediatamente a pomba fugiu.
ESOPO.
Fábulas completas. São Paulo: Moderna, 2004. p. 136. (Coleção travessias)
Questão 05 – Identificar relações
entre segmentos de um texto, a partir de substituição por: forma pronominal
(pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo)
No texto, a
palavra “nele”, está se referindo a:
(A) pé.
(B) galho.
(C) pássaro.
(D) caçador.
Leia o texto e responda a questão 6
Questão 06 – Inferir informação
explícita em um texto
O Caracol e a
Pitanga - Millôr Fernandes
Há dois dias
o caracol galgava2 lentamente o tronco da pitangueira3 , subindo e parando,
parando e subindo. Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar
quase filosófico. De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para
avançar, desceu pelo tronco, apressadamente, no seu passo fustigado4 e ágil,
uma formiga maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que coelho de desenho
animado.
Parou um
instantinho, olhou zombeteira5 o caracol e disse:
- Volta,
volta, volta! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.
- Vou indo,
vou indo - respondeu calmamente o caracol.
- Quando eu
chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga.
FERNANDES.
Millôr. Fábulas Fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1967. p. 67. (adaptado)
O caracol
subia o tronco da pitangueira
(A)
apressadamente.
(B)
lentamente.
(C)
zombeteiro.
(D)
fustigado.
VERBETES
2 - Galgava:
subia, escalava.
3 -
Pitangueira: árvore que dá pitangas (pequenas frutas vermelhas).
4 -
Fustigado: castigado, cansado.
5 -
Zombeteira: aquela que zomba, tira sarro.
Leia a tirinha e responda a questão 7
Níquel Náusea
- Travesseiro de Penas
GONSALES,
Fernando. Níquel Náusea. Disponível em:
<http://centraldastiras.blogspot.com.br/>.
Acesso em 26 de abril de 2017.
Questão 07 - Inferir informação
implícita em um texto
A pergunta
formulada por Níquel Náusea
(A) fica sem
resposta nenhuma.
(B) fica
flutuando no pensamento.
(C) é
respondida pelo travesseiro.
(D) é
respondida pelo resmungo da galinha.
Leia o trecho
do texto
Os cisnes selvagens e responda às
questões 08,09 e 10.
[...] De
manhã bem cedo, a perigosa rainha fechou-se num banheiro todo de mármores, com
as almofadas mais macias e os tapetes mais belos. Levava consigo três rãs. Ela
as beijou e disse para a primeira rã: “Sente na cabeça de Elisa quando ela vier
tomar banho, para ela se tornar preguiçosa como você!”
Para a
segunda, pediu: “Sente na testa dela, para que se torne nojenta como você” e,
assim, o pai não a reconheça! ”. Para a terceira, sussurrou: “Pouse no coração
da menina, para que ela vire uma pessoa má e sofra por isso! ”
[...] Ela
então chamou Elisa e tirou sua roupa. Tão logo a jovem entrou na água, a
primeira rã sentou em seu cabelo, a segunda em sua testa e a terceira em seu
peito, mas Elisa nem percebeu. Quando saiu da banheira, boiavam na água três
papoulas vermelhas.
Se os bichos
não fossem tão venenosos e não tivessem sido beijados pela feiticeira, teriam
se transformado em rosas vermelhas, mas ainda assim viraram flores, só por
terem encostado na cabeça e no coração de Elisa. Ela era pura e inocente para
que o feitiço exercesse todo o seu poder.
ANDERSEN,
Hans Christian. Os cisnes selvagens. adaptação Rodrigo Lacerda; tradução Per
Johns; il. Joanna Concejo. Rio de Janeiro: Zahar. 2012. p. 11-14.
Questão 08 - Identificar o uso
adequado dos modos verbais
Os verbos
assinalados no trecho do texto apresentam a ideia de
(A) pedido.
(B)
possibilidade.
(C) ordem.
(D) certeza.
Questão 09 - Localizar informação
explícita em um texto
As rãs, ao se
encostarem na cabeça e no coração de Elisa, se transformaram em:
(A) veneno.
(B)
feiticeira.
(C) papoula.
(D) rosa.
Questão 10 - Reconhecer os elementos
da narrativa em um texto
No trecho do
texto, as ações da personagem acontecem:
(A) no
palácio.
(B) no
banheiro.
(C) na
floresta.
(D) na lagoa.
DÚVIDAS? ME CHAME NO WHATS
TERMINOU? ENVIE NO PRIVADO
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário