terça-feira, 4 de agosto de 2020

3° BIMESTRE - 7° ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA DEBORA - 04/08

BOM DIA! BOA SEMANA!

NA PRÓXIMA SEMANA TEREMOS A AAP (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO) DO 2° BIMESTRE.

NA AULA DE HOJE EU VOU COLOCAR QUESTÕES COM AS HABILIDADES DESEMPENHADAS NO 2° BIMESTRE.

VAMOS TESTAR OS CONHECIMENTOS?

IMAGINE QUE ESTÁ FAZENDO A AVALIAÇÃO.


Leia o texto e responda às questões 01 e 02.



Questão 01 - Identificar a finalidade de um texto

O texto é parte de um Diário e, geralmente, tem por finalidade
(A) narrar histórias criadas pela autora.
(B) anotar listas de tarefas para os amigos dela.
(C) registrar fatos e situações ocorridos em seu dia a dia.
(D) argumentar sobre fatos ocorridos com outras pessoas.

Questão 02 - Localizar informação explícita em textos

A autora do Diário registra que foi mal na prova por

(A) ficar longe da mãe e dos irmãos.
(B) brincar com outras crianças.
(C) sofrer com o descaso da Xereta.
(D) precisar fazer todas as tarefas da casa.

Leia o texto a seguir e responda às questões 03 e 04.

Flores comestíveis viram ingredientes da alta gastronomia

Elas são lindas e cheias de sabor: conheça combinações de pratos elaborados com flores que complementam o sensorial
                                                                                                                     (Clara Campoli)

Há quem diga que tudo que vem no prato é para comer: estão inclusas nessa categoria as belíssimas flores comestíveis [...], que são consideradas, em sua maioria, plantas não convencionais. [...]
“É claro que em alguns momentos, principalmente em sobremesas, as flores entram mais pelo motivo da beleza. Mas também têm sabor, é preciso pensar muito bem em como usá-las [...]”, explica Ian Baiocchi, chef do restaurante Íz, em Goiânia.
As possibilidades são infinitas. Uma das flores favoritas do cozinheiro é o crisântemo: no Íz ela é torrada no forno e transformada em pó. “Lembra muito o sabor de erva-mate, dá um gosto de comida defumada [...]”, diz o goiano.
[...]
No Cerrado, não faltam essas estrelas da primavera. [...] Ian Baiocchi não vê com maus olhos o uso doméstico das flores comestíveis, mas chama a atenção:
é preciso pensar direito no preparo. [...]
Disponível em: <https://www.metropoles.com/gastronomia/comer/flores-comestiveis-viram-ingredientes-da-alta-gastronomia>. Acesso em: 16 out. 2019. (adaptado)

Questão 03 - Localizar informação explícita em um texto.

O chef do restaurante deixa claro que

A) é preciso pensar bem no preparo das flores comestíveis.
B) vê com maus olhos o uso doméstico das flores comestíveis.
C) as flores comestíveis só entram no prato pela beleza.
D) as flores comestíveis só podem ser usadas em sobremesas.

Questão 04 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

Na passagem “[...] no Íz ela é torrada no forno e transformada em pó”, pode-se dizer que o termo destacado faz referência

A) às flores favoritas.
B) à flor crisântemo.
C) à erva-mate.
D) às possibilidades.


Leia a tirinha para responder à questão 05.




Questão 05 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.

A pontuação presente na fala do 4o quadrinho tem por objetivo produzir efeito de

A) dúvida.
B) surpresa.
C) hesitação.
D) indignação.

Leia a tirinha para responder à questão 06.

Questão 06 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referência.

Em “... que você não possa acrescentar um pouco de culpa nele pra piorar.”, a palavra em destaque retoma o termo

A) tigre.
B) Haroldo.
C) problema.
D) cachorrão.

Leia o texto e responda a questão 07

Questão 07 - Identificar relações lógico-discursivas decorrentes do uso de elementos de referencia. (pronome pessoal, possessivo, demonstrativo) em um texto.


Observe a frase “nunca fiz isso antes”. A palavra “isso”, de acordo com o texto, se
refere a

(A) “Escrever um diário”.
(B) “experiência muito estranha”.
(C) “o que isso importa?”.
(D) “ler os pensamentos”.

Leia o texto e responda a questão 08



Questão 08 – Identificar a finalidade de um texto

A finalidade do texto é conscientizar as pessoas de que

(A) acidentes acontecem sempre no Carnaval.
(B) instrumento musical pode distrair o motorista.
(C) garrafas quebradas podem causar acidentes.
(D) bebida alcoólica e direção não combinam.

Leia o texto e responda a questão 09


Questão 09 –  Inferir informação implícita em um texto

Garfield procura o número de uma faxineira na lista telefônica, pois

(A) verificou que os móveis estão muito sujos.
(B) percebeu que o produto de limpeza está com defeito.
(C) constatou que o rapaz não sabe fazer faxina.
(D) verificou que o rapaz feriu os olhos com o jato do spray.

Leia o texto para responder à questão 10.

Enchente - Cecília Meireles
Chama o Alexandre!
Chama!
Olha a chuva que chega!
É a enchente.
Olha o chão que foge com a chuva...
Olha a chuva que encharca a gente.
Põe a chave na fechadura.
Fecha a porta por causa da chuva,
olha a rua como se enche!
Enquanto chove, bota a chaleira
no fogo: olha a chama! olha a chispa!
Olha a chuva nos feixes de lenha!
Vamos tomar chá, pois a chuva
é tanta que nem de galocha
se pode andar na rua cheia!
Chama o Alexandre!
Chama!”

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 37.

Questão 10 – Estabelecer   relações  de  causa  e  consequência,  entre  parte  e/ou  elementos  de  um  texto.

O verso do texto que indica a causa da enchente é

(A) “olha a rua como se enche!”
(B) “Põe a chave na fechadura.”
(C) “bota a chaleira no fogo”
(D) “Olha a chuva que chega!”

Dúvidas? me chame no privado.
Terminou? Envie as respostas no privado.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL

8 ANO - PROTAGONISMO JUVENIL APROVEITE TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU DE PROTAGONISMO JUVENIL E APLIQUE NO SEU DIA A DIA. FELIZ NATAL -  996879229...