NA PRÓXIMA SEMANA TEREMOS A AAP (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO) DO 2° BIMESTRE.
NA AULA DE HOJE EU VOU COLOCAR QUESTÕES COM AS HABILIDADES DESEMPENHADAS NO 2° BIMESTRE.
VAMOS TESTAR OS CONHECIMENTOS?
IMAGINE QUE ESTÁ FAZENDO A AVALIAÇÃO.
Leia o texto
e responda às questões 01 e 02.
Questão 01 -
Identificar a finalidade de um texto
O texto é
parte de um Diário e, geralmente, tem por finalidade
(A) narrar
histórias criadas pela autora.
(B) anotar listas
de tarefas para os amigos dela.
(C) registrar
fatos e situações ocorridos em seu dia a dia.
(D)
argumentar sobre fatos ocorridos com outras pessoas.
Questão 02 -
Localizar informação explícita em textos
A autora do
Diário registra que foi mal na prova por
(A) ficar
longe da mãe e dos irmãos.
(B) brincar
com outras crianças.
(C) sofrer
com o descaso da Xereta.
(D) precisar
fazer todas as tarefas da casa.
Leia o texto
a seguir e responda às questões 03 e 04.
Flores comestíveis viram ingredientes
da alta gastronomia
Elas são
lindas e cheias de sabor: conheça combinações de pratos elaborados com flores
que complementam o sensorial
(Clara Campoli)
Há quem diga
que tudo que vem no prato é para comer: estão inclusas nessa categoria as
belíssimas flores comestíveis [...], que são consideradas, em sua maioria,
plantas não convencionais. [...]
“É claro que
em alguns momentos, principalmente em sobremesas, as flores entram mais pelo
motivo da beleza. Mas também têm sabor, é preciso pensar muito bem em como
usá-las [...]”, explica Ian Baiocchi, chef do restaurante Íz, em Goiânia.
As
possibilidades são infinitas. Uma das flores favoritas do cozinheiro é o
crisântemo: no Íz ela é torrada no forno e transformada em pó. “Lembra muito o
sabor de erva-mate, dá um gosto de comida defumada [...]”, diz o goiano.
[...]
No Cerrado,
não faltam essas estrelas da primavera. [...] Ian Baiocchi não vê com maus
olhos o uso doméstico das flores comestíveis, mas chama a atenção:
é preciso
pensar direito no preparo. [...]
Disponível
em:
<https://www.metropoles.com/gastronomia/comer/flores-comestiveis-viram-ingredientes-da-alta-gastronomia>.
Acesso em: 16 out. 2019. (adaptado)
Questão 03 - Localizar
informação explícita em um texto.
O chef do
restaurante deixa claro que
A) é preciso
pensar bem no preparo das flores comestíveis.
B) vê com
maus olhos o uso doméstico das flores comestíveis.
C) as flores comestíveis
só entram no prato pela beleza.
D) as flores
comestíveis só podem ser usadas em sobremesas.
Questão 04 - Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de
referenciação.
Na passagem
“[...] no Íz ela é torrada no forno e transformada em pó”, pode-se dizer que o
termo destacado faz referência
A) às flores
favoritas.
B) à flor
crisântemo.
C) à
erva-mate.
D) às
possibilidades.
Leia a
tirinha para responder à questão 05.
Questão 05 - Reconhecer
o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e
outras notações) em um texto.
A pontuação
presente na fala do 4o quadrinho tem por objetivo produzir efeito de
A) dúvida.
B) surpresa.
C) hesitação.
D)
indignação.
Leia a
tirinha para responder à questão 06.
Questão 06 -
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de
elementos de referência.
Em “... que
você não possa acrescentar um pouco de culpa nele pra piorar.”, a palavra em destaque retoma o termo
A) tigre.
B) Haroldo.
C) problema.
D) cachorrão.
Leia o texto
e responda a questão 07
Questão 07 -
Identificar relações lógico-discursivas decorrentes do uso de elementos de referencia. (pronome pessoal, possessivo, demonstrativo) em um texto.
Observe a
frase “nunca fiz isso antes”. A palavra “isso”,
de acordo com o texto, se
refere a
(A) “Escrever
um diário”.
(B)
“experiência muito estranha”.
(C) “o que
isso importa?”.
(D) “ler os
pensamentos”.
Leia o texto
e responda a questão 08
Questão 08 – Identificar
a finalidade de um texto
A finalidade
do texto é conscientizar as pessoas de que
(A) acidentes
acontecem sempre no Carnaval.
(B) instrumento
musical pode distrair o motorista.
(C) garrafas
quebradas podem causar acidentes.
(D) bebida
alcoólica e direção não combinam.
Leia o texto
e responda a questão 09
Questão 09
– Inferir informação implícita em um
texto
Garfield
procura o número de uma faxineira na lista telefônica, pois
(A) verificou
que os móveis estão muito sujos.
(B) percebeu
que o produto de limpeza está com defeito.
(C) constatou
que o rapaz não sabe fazer faxina.
(D) verificou
que o rapaz feriu os olhos com o jato do spray.
Leia o texto
para responder à questão 10.
Enchente - Cecília Meireles
Chama o
Alexandre!
Chama!
Olha a chuva
que chega!
É a enchente.
Olha o chão
que foge com a chuva...
Olha a chuva
que encharca a gente.
Põe a chave
na fechadura.
Fecha a porta
por causa da chuva,
olha a rua
como se enche!
Enquanto
chove, bota a chaleira
no fogo: olha
a chama! olha a chispa!
Olha a chuva
nos feixes de lenha!
Vamos tomar
chá, pois a chuva
é tanta que
nem de galocha
se pode andar
na rua cheia!
Chama o
Alexandre!
Chama!”
MEIRELES,
Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 37.
Questão
10 – Estabelecer relações
de causa e
consequência, entre parte
e/ou elementos de
um texto.
O verso do
texto que indica a causa da enchente é
(A) “olha a
rua como se enche!”
(B) “Põe a
chave na fechadura.”
(C) “bota a
chaleira no fogo”
(D) “Olha a
chuva que chega!”
Dúvidas? me chame no privado.
Terminou? Envie as respostas no privado.
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